Temperatura vai subir neste início de Maio…mas não é para ir para a praia

Temperaturas situam-se acima do valor médio para o mês de Maio

A temperatura vai subir a partir desta quinta-feira, dia 30 de Abril, «estimando-se que os dias mais quentes se verifiquem no domingo e na segunda-feira (dias 3 e 4 de Maio)», acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No que diz respeito às máximas, as temperaturas poderão mesmo ultrapassar os 31°C «em alguns locais do interior do Alentejo, nos vales do Tejo e do Guadiana».

Assim, entre os dias 3 e 4, os valores da temperatura máxima deverão variar aproximadamente entre 26 e 31°C nas regiões a sul do rio Tejo, e no restante território entre 23 e 28°C nas capitais de distrito.

O IPMA prevê também uma subida da temperatura mínima, que deverá «variar aproximadamente entre 14 e 18ºC na generalidade do território, com ênfase na noite de domingo para segunda-feira, sendo a temperatura ligeiramente inferior nas regiões do interior Norte e Centro (entre 9 e 14ºC).

Esta subida de temperatura deve-se «à presença de um anticiclone que irá localizar-se a sul da Península Ibéria a partir de dia 1, e da «aproximação de uma depressão a oeste, prevendo-se que se instale uma corrente de sul transportando ar seco e quente do norte de África, bem como uma intensificação do vento, em especial nas zonas montanhosas, nos dias 3 a 5.

O IPMA acrescenta que «os valores previstos da temperatura situam-se acima do valor médio para o mês de Maio».

Apesar deste tempo de Verão antecipado, não se esqueça de que continua em vigor o estado de emergência, até à meia noite de sábado, dia 2. De qualquer modo, durante o fim de semana, até à meia noite de domingo, estão mesmo proibidas as saídas do concelho de residência, a não ser por razões de força maior (trabalho, deslocação ao hospital).

Também estão interditas as idas à praia e a outras zonas onde se possam gerar aglomerados de pessoas, assim como serão vigiadas as tentativas de fazer os tradicionais piqueniques do dia de Maio. O melhor mesmo é ficar em casa.

Comentários

pub