São Brás celebra 25 de Abril à janela, Loulé assinala data na Internet

Municípios vizinhos festejam 25 de Abril de formas distintas

A Câmara de São Brás de Alportel está a desafiar a população do concelho a vir à janela e a recorrer às redes sociais para assinalar o 25 de Abril, amanhã, sábado. No concelho vizinho de Loulé, a tradicional sessão solene pública foi cancelada e substituída pela publicação de mensagens de vários responsáveis autárquicos no site do município.

No concelho de São Brás, a festa não deixará de ser feita, ainda que respeitando as normas de proteção decretadas pelo estado de Emergência.

«A pandemia não impedirá a comunidade são-brasense de celebrar a Revolução de Abril de 1974. Num confinamento em liberdade, os são-brasenses são convidados pelo município a participar em diversos desafios e a acompanhar, através das redes sociais um programa diversificado de atividades», ilustrou a Câmara de São Brás de Alportel.

Às 10h00 de amanhã, decorrerá uma cerimónia não pública de Hastear da Bandeira, «reduzida à presença dos representantes dos órgãos autárquicos concelhios, democraticamente eleitos, nomeadamente: o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia e a Presidente da Assembleia de Freguesia e um representante de cada partido com representação na Assembleia Municipal».

Este momento contará com a colaboração da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, «em formato reduzido ao mínimo estritamente necessário: dois músicos a tocar o hino nacional e três bombeiros para elevar a bandeira».

Às 11h00, os mais jovens serão desafiados através do Facebook e do Instagram do Município a participar no desafio artístico “Ilustra a Liberdade”, «um desafio para saborear em família». Os desenhos, pinturas e ilustrações (em fotografia) devem ser encaminhados para o e-mail [email protected] para publicação através das redes sociais.

Para dar mais cor à festa, a Câmara sugere que a comunidade «coloque o cravo à janela, decorando a gosto, com uso de cravos naturais ou construídos pelos próprios de forma criativa». Às 15h00, os são-brasenses são convidados a responder «ao desafio lançado pela Associação 25 de Abril, para tocar e cantar em conjunto a senha da revolução: “Grândola, vila morena” e o Hino Nacional».

Esta iniciativa será realizada em parceria com a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, «que disponibiliza as pautas destas melodias no portal do município».

Ainda durante a tarde, os mais pequenos vão ter oportunidade de assistir a uma sessão de contos promovida pela Biblioteca Municipal e inspirada na Liberdade. A Biblioteca preparou ainda uma exposição sobre o 25 de Abril e que vai ser disponibilizada online.

Às 17h00, as atenções regressam às redes sociais, onde será inaugurada a #GaleriaMunicipalEmCasa, «uma nova iniciativa que pretende apresentar as exposições que deveriam estar a decorrer na Galeria Municipal e noutros espaços do município e também valorizar os artistas do concelho, promovendo um setor que está também a passar por algumas dificuldades».

Ainda nas redes sociais, às 18h00, o Município vai partilhar com a comunidade um vídeo evocativo do 25 de Abril de 74. Ao longo do dia, serão publicadas várias mensagens e testemunhos sobre esta data que marcou o rumo de Portugal.

O programa termina com um concerto em direto através do Facebook do Município, a partir das 21h30, com o Grupo “Cante Andarilho”. «O concerto vai ser transmitido a partir de um estúdio, e, para garantir condições de segurança dos participantes, contará com uma composição muito reduzida do grupo», concluiu a Câmara de São Brás de Alportel.

«São-brasenses, desejo que o dia 25 de abril de 2020 seja relembrado no futuro, em São Brás de Alportel como em todo o país, como um símbolo de esperança e de união, de um povo que luta contra uma pandemia e que vence. Vamos vencer, mais do que nunca unidos, pela nossa comunidade, pelo futuro do nosso concelho», deseja Vítor Guerreiro, o presidente da Câmara.

Em Loulé, a Assembleia Municipal, que desde 2014 celebra uma sessão solene pública, não o fará, este ano, «devido aos condicionalismos da pandemia do Covid-19».

«Após análise conjunta na Comissão Permanente da Assembleia foi decidido que as comemorações seriam ilustradas através de intervenções do presidente da Assembleia, do presidente da Câmara e dos quatro líderes dos Grupos Políticos, representados na assembleia (PS, PSD, BE e CDS-PP), que surgem em destaque na página oficial do Município», lê-se num edital assinado por Adriano Pimpão, presidente da AM.

Comentários

pub