Resto da Vivenda Compostela está a ser demolido na Praia da Rocha

Parte da antiga casa será depois reconstruída

Demolição em curso, com a estrutura do novo edifício ao lado – Foto: Filipe da Palma | Sul Informação

A parte que ainda estava de pé da antiga Vivenda Compostela, uma casa construída no início do século XX sobre a falésia da Praia da Rocha, está agora a ser demolida.

Filipe Vital, vice-presidente da Câmara de Portimão, confirmou ao Sul Informação que a demolição do edifício, bem como a construção de uma nova casa no seu lugar, de linhas contemporâneas, «estão dentro da legalidade», não podendo a autarquia fazer mais nada.

A Vivenda Compostela, também conhecida como Chalet Bivar ou casa do Conde da Covilhã, começou no dia 4 de Novembro de 2019, causando uma vaga de contestação.

«Chegámos a embargar a obra, mas fomos obrigados a levantar esse embargo, por estar tudo legal», recordou Filipe Vital.

O vice-presidente da Câmara adiantou que, em negociação com o atual proprietário da casa, «conseguimos pelo menos que seja reconstruída uma parte da vivenda, segundo o desenho original. Claro que continuará a estar lá a parte nova, construída agora, mas quem olhar da Avenida Tomás Cabreira não vai depois notar que aquela parte é reconstruída».

«Não é a mesma coisa, mas de alguma forma, fica preservada a memória do edifício antigo», acrescentou.

A obra contemplava de início a demolição completa do edifício construído em inícios do século XX, sobre a falésia, na Praia da Rocha. Essa demolição, para dar lugar à construção de uma nova casa, foi autorizada pelos serviços da autarquia em 2011, tendo depois sido licenciada inicialmente em 2013, ainda quando Manuel da Luz era presidente da Câmara.

A atual licença data de 3 de Dezembro de 2015, estando válida até 17 de Dezembro deste ano de 2019. Prevê uma área de construção de 1196,90 metros quadrados.

O novo edifício, cujo esqueleto já está construído, é da autoria do arquiteto algarvio Luís Veríssimo, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, no vizinho concelho de Lagoa. O atual proprietário da casa é o empresário Armando Faria, dono das perfumarias Barreiros Faria e das lojas Perfumes & Companhia. A nova construção destina-se a ser casa de férias da família do empresário.

 

 

Fotos: Filipe da Palma | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub