Residentes estrangeiros angariam 350 mil euros para combater a Covid-19 no Algarve

Verba foi doada por 60 mecenas

O movimento “Helping Algarve”, lançado por um grupo de residentes estrangeiros na região e ao qual se «rapidamente se juntaram alguns empresários e particulares», angariou mais de 350 mil euros em apenas uma semana para comprar equipamentos para ajudar o Serviço Nacional de Saúde algarvio a combater a epidemia de Covid-19.

O primeiro equipamento comprado com o dinheiro angariado, um Raio-X portátil, será entregue amanhã, terça-feira, no Hospital de Faro.  De seguida, chegará mais «equipamento necessário para a proteção dos profissionais de saúde e para a prestação dos cuidados de saúde adequados a quem precisa de tratamento».

A verba angariada foi doada por um grupo de 60 mecenas,  que acederam ao apelo do “Helping Algarve”. E quem quiser, também se pode juntar, participando na angariação que decorre online.

Segundo os seus criadores, o movimento surgiu «a partir do reconhecimento de que a Administração Central portuguesa não tem a capacidade de fazer face às necessidades de equipamento com a rapidez necessária. Os hospitais locais do Algarve – Faro, Portimão e Lagos (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) – necessitam de ajuda externa ao Orçamento de Estado para não entrarem numa situação de caos e de rutura. Esta verba permitirá aos médicos(as), enfermeiros(as) e demais funcionários, trabalharem num ambiente seguro, e aos hospitais prestarem a assistência médica ao nível que a presente situação exige.»

«Coletivamente, podemos contribuir para parar este flagelo doando dinheiro ao nosso sistema hospitalar local e ajudando os profissionais de saúde que estão na linha da frente. Foi o que fizemos: unimo-nos por uma causa que, tendo surgido pela iniciativa da comunidade estrangeira aqui residente, irá beneficiar toda a população. Em complemento ao montante já angariado, foi também lançada uma página Go Fund Me para divulgar esta iniciativa e permitir que quem queira contribuir o possa fazer de forma fácil e acessível. Todos podem ajudar», resumiu Duncan Irvine, porta voz do movimento “Helping Algarve”.





A ajuda angariada chegará aos hospitais através do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (Algarve Biomedical Center — ABC), com o qual o movimento está «em contacto direto».

«Esta instituição encontra-se a prestar assistência de primeira linha no combate ao Covid-19, podendo fornecer Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Algarve que estão a prestar assistência direta aos pacientes de Covid-19, assim como ventiladores e outros equipamentos necessários na luta contra a pandemia às diversas unidades hospitalares da região – com especial ênfase no Hospital de Faro, o maior em dimensão e o centro nevrálgico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve», disse o porta-voz do movimento.

«O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, pela sua natureza, tem a capacidade de agir sem as limitações dos procedimentos burocráticos do sistema hospitalar e, dessa forma, conseguirá aplicar os fundos e os equipamentos adquiridos de uma forma muito mais rápida do que o habitual, estando encarregue pela Administração Central desse aprovisionamento e da realização de testes ao Covid-19. Enquanto instituição pública, está legalmente obrigada ao dever de transparência na forma como todos os donativos são processados e como são investidos», acrescentou Duncan Irvine.

Quanto ao Raio-X portátil que será amanhã entregue, foi encomendado pelo ABC «menos de 48 horas após a entrega do primeiro donativo proveniente desta iniciativa, facto que, a confirmar-se como todos desejamos, será a primeira demonstração da sua eficácia».

 




Comentários

pub