Rede de Museus do Algarve une-se para oferecer atividades virtuais ao seu público

Ir ao museu sem sair de casa também é uma proposta das estruturas museológicas algarvias e da sua rede

Os museus estão fechados a visitas físicas, mas abertos a visitas virtuais e a um enorme leque de atividades que se pode fazer em casa. Esta é a resposta da Rede de Museus do Algarve (RMA) aos «tempos de distância  e encerramento provocados pela Covid-19».

Numa primeira fase, a Rede, sob o mote «Tempos de Distância, Outros Modos de Proximidade», salienta «toda a inspiradora criatividade dos projetos já disponíveis, desde o próprio Guia de Museus do Algarve (que pode ser descarregado em PDF aqui), até às iniciativas do Centro de Ciência Viva do Algarve, do Museu de Portimão, do Museu Municipal de Faro, do Museu de Lagos – Núcleo Rota da Escravatura, do Museu do Traje de São Brás de Alportel e do Museu Municipal de Loulé.

No site https://rma-museusdoalgarve.yolasite.com/, criado de propósito para estes tempos estranhos, pode clicar-se para aceder ao que cada uma destas seis estruturas museológicas têm para oferecer ao seu público, agora confinado em casa.

E assim fica a saber-se que o Centro Ciência Viva do Algarve, situado em Faro, está a publicar diariamente pequenos vídeos de atividades lúdico-científicas, sob a hashtag #pequenoscientistasemcasa. Estes vídeos estão disponíveis no canal de youtube do CCVAlg.

O Museu de Portimão reforçou e centralizou a sua oferta de conteúdos online, onde disponibiliza vídeos, atividades e até desafios. Até houve propostas específicas para a Páscoa.

 

O Museu Municipal de Faro (e o Museu Regional) preparou iniciativas para toda a família, desde os pequenos aos maiores. Toda a equipa do Museu participa, desde os Serviços Educativos, à equipa de Investigação e equipa de Restauro, tendo como lema «entrar em casa de cada um». Agora numa faceta mais digital, o Museu Municipal e o Museu Regional «vão continuar a apresentar conteúdos culturais, longe dos seus edifícios, mas perto do seu público». As atividades vão sendo apresentadas na sua página de Facebook.

O Museu de Lagos tem já disponível online uma visita virtual ao Mercado de Escravos – Núcleo Rota da Escravatura. Estas visitas virtuais são aplicações, disponibilizadas para Android (disponível aqui na Google Store, para descarga gratuita) ou para iOS (disponível aqui).

O Museu do Traje de São Brás de Alportel promove, no seu site, sugestões de visitas virtuais ao seu espaço, mas também a outros museus nacionais e internacionais, debates e eventos online, bem como sugestões úteis para um contexto de quarentena. O Museu do Traje está «neste momento fazendo esforços para iniciar um debate/reflexão sobre o papel dos museus num contexto como o que vivemos atualmente» e manifesta-se interessado em «promover a reflexão pós-Covid-19».

A equipa do Museu Municipal de Loulé afirma que «continua a trabalhar para resgatar a nossa história e para a levar até a si». Para isso, e para promover a «partilha de conhecimento e no trabalho de reforço da identidade cultural das nossas comunidades», disponibiliza vários conteúdos na sua página de Facebook.

A Rede de Museus do Algarve «saúda todos os profissionais dos museus e entidades do património cultural e natural algarvio, que têm vindo a manter um serviço de proximidade com os seus diversos públicos, audiências e amigos, através de outras formas e estratégias de interação digital».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

Comentários

pub