PS “tira” ventiladores ao Algarve no mesmo dia em que o Governo os dá

Socialistas divulgam mapa (que até já estava desatualizado), dando origem a coro de protestos

A ideia seria apaziguar críticas vindas da região Norte, mas teve o efeito de as causar, e em grande número, no Algarve, nomeadamente da parte do PSD. O Partido Socialista divulgou no sábado um mapa com o material distribuído pelo Ministério da Saúde, por região, onde saltava à vista que o Algarve seria a única que não receberia ventiladores – mas, afinal, até terá quatro.

No mesmo dia em que o Governo anunciou que distribuiu 300 ventiladores pelas diferentes regiões de saúde do país, incluindo quatro para o Algarve, o Partido Socialistas publicou na sua página de Facebook um mapa em que dava conta de que a região Norte, a mais afetada pela pandemia de Covid-19, tinha recebido 160 ventiladores. Para as demais regiões, estavam reservados bem menos destes equipamentos: Lisboa e Vale do Tejo receberia 37 ventiladores, a Região Centro 16, o Alentejo 4 e o Algarve… nenhum.

 

 

Também ao nível de máscaras cirúrgicas, outro dos indicadores do mapa dos socialistas, o Algarve era a região que menos unidades receberia, um total de 144 mil máscaras, bem aquém da região Norte (6 milhões).

Mas, e apesar de na publicação dos socialistas estar explícito que os dados se referiam ao dia 10 de Abril, sexta-feira, a publicação foi feita a 11 de Abril, o mesmo dia em que a tutela revelou que tinha distribuído os tais 300 ventiladores: 164 ventiladores na zona Norte, 12 na zona Centro, 116 na zona de Lisboa e Vale do Tejo, quatro no Alentejo e quatro no Algarve.

Aliás, uma visita ao portal do Serviço Nacional de Saúde depressa permite perceber que este terá sido um caso de informação veiculada (pelo PS) numa altura em que já estava desatualizada.

 

 

No mesmo site, também se podem ver mapas relativos à distribuição de testes – aqui, o Algarve recebeu quase o dobro, em relação ao Alentejo – e de Equipamentos de Proteção Individual.

E se, no esquema divulgado pelo Governo, o Algarve é a região que menos máscaras cirúrgicas recebe (204 mil e não as 144 mil anunciadas pelos socialistas), ao nível das FPP2, que conferem um nível mais elevado de proteção, a região algarvia recebeu 63 mil, mais do que a região vizinha.

Como termo de comparação, o Alentejo, a região com números mais próximos do Algarve, ainda que com bastante menos casos de Covid-19 do que o Algarve, recebeu 239 mil máscaras cirúrgicas e 45 mil FPP2.

 

 

Entretanto, a publicação pelos socialistas de um mapa em que o Algarve ficava órfão de ventiladores, levou Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, os deputados do PSD eleitos pela região algarvia, a anunciar que vão dirigir à ministra da Saúde um pedido de esclarecimento formal sobre a publicação dos socialistas, partido que está no Governo.

Segundo os parlamentares social-democratas, «esta situação deve ser cabalmente esclarecida pelo Governo, em particular no que diz respeito aos critérios que presidiram à distribuição de materiais, como máscaras de proteção e ventiladores».

«Não colocamos em causa que todas as regiões do país tenham diferentes necessidades de equipamentos, nem queremos fazer disso uma qualquer rivalidade regional, mas é imperioso que os critérios de atribuição sejam transparentes e seja prestada aos cidadãos informação clara sobre os mesmos. Doutro modo, instala-se a desconfiança e nasce o alarme social. Os cidadãos têm dificuldade em perceber que antes do COVID-19 fosse assumido que a região era a que tinha maiores lacunas e que, agora, o reforço de equipamentos não a contemple», defendem os social-democratas.

«Pela especificidade da sua economia, vocacionada para as atividades relacionadas com o Turismo, o Algarve vai ser uma das regiões mais penalizadas pelas necessárias medidas de quarentena. Acrescem as deficiências estruturais no sistema de saúde pública já existentes na região, pelo que importa assegurar os meios de combate à doença Covid-19, bem como criar confiança nos cidadãos», concluem Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos.

 

Confira todos os mapas:

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

 

Comentários

pub