PS cancela congresso nacional que se ia realizar em Portimão

A nova data será proposta logo que as circunstâncias da pandemia da Covid-19 o permitam

O presidente do PS comunicou hoje formalmente o cancelamento do Congresso Nacional deste partido, previsto para 30 e 31 de Maio, em Portimão.

A nova data será proposta logo que as circunstâncias da pandemia da Covid-19 o permitam.

Duas semanas antes deste congresso, nos dias 15 e 16 de Maio, deveriam realizar-se as eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS e dos delegados socialistas ao congresso, que assim também ficam sem efeito.

«Como todos compreenderão, a situação de emergência e de saúde pública que estamos a passar não aconselha – aliás, impede, por força da execução, que seria necessária, de um conjunto de procedimentos preparatórios – manter a referida data», diz Carlos César, presidente do PS, numa carta dirigida aos militantes à qual a agência Lusa teve acesso.

«Assim, e com a concordância dos órgãos estatutariamente intervenientes no processo, dou sem efeito a data de 30 e 31 de Maio para o XXIII Congresso do PS, sendo que, logo que as circunstâncias o permitam, será convocada uma reunião da Comissão Nacional para definição de novo calendário e data do congresso», acrescenta.

Nesta missiva, o presidente do PS deixa ainda uma mensagem de «coragem na ultrapassagem deste momento difícil» que o país está a atravessar.

«Confiamos nos portugueses e no discernimento dos decisores. Vamos vencer. Em vésperas do 47º aniversário do nosso partido [dia 19 de Abril], estamos, uma vez mais na primeira linha, empenhados na segurança e no futuro dos portugueses», acrescenta o ex-líder parlamentar dos socialistas e ex-presidente do Governo Regional dos Açores.

Comentários

pub