Prémios Choque Frontal distinguem Piçarra, Stereossauro e Teresa Aleixo

A entrega dos Prémios Choque Frontal ao Vivo não se realizou no passado dia 14 de Março, no Teatro Municipal […]

A entrega dos Prémios Choque Frontal ao Vivo não se realizou no passado dia 14 de Março, no Teatro Municipal de Portimão, como estava previsto, mas não foi por isso que este programa de rádio não voltou a distinguir os melhores da música, em diferentes categorias, como Diogo Piçarra, Stereossauro, Teresa Aleixo e Héber Marques. 

O evento foi cancelado devido à pandemia da Covid-9, mas o prémio «vai chegar das mais variadas formas aos grandes vencedores das categorias», explica a organização.

Alguns dos vencedores são, então, Stereossauro (Melhor Álbum/EP – Nacional 2019, com o seu “Bairro da Ponte”), Héber Marques na categoria Melhor Música Nacional (“Amor Perfeito”) e Diogo Piçarra que, devido ao seu novo disco “South side boy”, ganhou o galardão de melhor álbum feito por um algarvio.

Ainda nas categorias regionais, Teresa Aleixo foi distinguida como artista revelação e Perigo público & Sickonce com a melhor música (Benção).

«Esta pequena peça de acrílico não é nada de especial, mas tem mais valor este ano em que muitos daqueles que ajudaram à realização do programa de rádio gravado ao vivo, neste percurso de três anos, vêm os seus espetáculos adiados ou cancelados e, sem outras formas de rendimento ou subsistência, passam dificuldades para pagar as suas contas ou mesmo para se alimentarem».

É que este prémio «foi idealizado, com o principal objetivo de incentivar a atividade musical no Algarve e em Portugal, não esquecendo os outros tipos de arte». Foram convidados a votar, mais de 50 entidades públicas e privadas (órgãos de comunicação social, diretores de teatros e auditórios, agentes culturais, entre muitos outros) do Algarve.

Em 2020, foi introduzida uma nova categoria “Melhor Música Nacional”, mas o processo foi o mesmo. Os jurados votaram nos 10 nomeados propostos, para cada categoria e divulgados nas redes sociais. Com a sua votação, chegamos aos 3 mais votados de cada categoria e ao vencedor.

O Prémio “Mérito e Excelência” é a única Categoria em que não são divulgados os 3 finalistas. Este prémio é atribuído pela carreira, pela importância da sua atividade, influência e que tenha contribuído para o reconhecimento da região algarvia a nível nacional e internacional nas mais variadas áreas.

Choque Frontal é um programa da Alvor FM. Ricardo Coelho e Júlio Ferreira são responsáveis pela realização, produção e apresentação.

 

Todos os vencedores:

Melhor Álbum/EP – Nacional 2019

Stereossauro – Bairro da Ponte
Capitão Fausto – A invenção do dia claro
Slow J – You are forgiven

Melhor Música – Nacional 2019

Héber Marques – Amor perfeito
Noble – Honey
Slow J & Sara Tavares – Também sonhar

Revelação – Nacional 2019

Syro – E agora
Bárbara Tinoco – Sei lá
Noble – Honey

Melhor Álbum/EP – Algarve 2019

Teresa Aleixo – Quanto de mim
Diogo Piçarra – South side boy
Perigo público & Sickonce – Porcelana

Melhor Música – Algarve 2019

Teresa Aleixo – Pudesse eu
Diogo Piçarra – Coração
Perigo público & Sickonce – Benção

Revelação – Algarve 2019

Teresa Aleixo – Quanto de mim
Plasticine – Plasticine
Gaijas – É como é

Artes, Ciências, Cultura e Desporto 2019

João Bento “Algarvio” – Desporto
Cidade Europeia do Desporto 2019 Portimão – Desporto
Festival MED – Cultura

Prémio Mérito e Excelência 2019

Festival MED

Comentários

pub