Posto de colheita Covid-19 de Silves já está em funcionamento

Posto de colheita vai servir concelhos de Lagoa e Silves

O posto de colheita Covid-19 de Silves começou a funcionar esta quarta-feira, 1 de Abril. O centro está localizado na Fissul e o seu acesso é restrito a casos «devidamente encaminhados pelos canais oficiais da ARS e da DGS», que são as autoridades autorizadas para a prescrição de testes diagnóstico.

Este posto de colheita faz parte de uma rede de 13 Postos de Colheita Covid-19 convencionados, distribuídos pelo Algarve e que servirão para efetuar os testes prescritos nas ADC-Comunidade/Centros de Saúde e através do SNS24.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Silves salienta que a prescrição de recolha «é efetuada através da marcação prévia, por canais telefónicos, por forma a mitigar os riscos de infeção, dando-se, também, conta que, quando prescrita, existe a possibilidade de recolha domiciliária».

Segundo a autarquia, esta é «mais uma iniciativa que visa garantir um serviço de proximidade na despistagem de infetados com Covid-19, ao qual o Município de Silves se disponibilizou, desde a primeira hora, com a cedência do espaço da Fissul ao centro de análises Aqualab que, ao serviço da ARS, irá realizar testes ao Covid-19».

Este centro irá servir os concelhos de Silves e de Lagoa e a sua operacionalização resulta da colaboração entre o Município de Silves, as entidades cooperantes da Subcomissão de Proteção Civil e a Autoridade Local de Saúde.

O Município de Silves garante que «continuará a trabalhar na implementação de medidas que visem não só a minimização do contágio por Covid-19 no concelho mas, também, o apoio à população infetada, tendo para o efeito sido criadas três Zonas de Apoio à População (em Silves, Pêra e Armação de Pêra).

Comentários

pub