Pordata cria área para monitorizar impacto económico e social da pandemia

Nova área incluirá dados económicos, mas também sobre os óbitos por Covid-19

A Pordata lançou uma nova área no seu site, através da qual irá monitorizar o impacto económico e social da pandemia de Covid-19.

A secção «Pordata: Números da Crise» está disponível desde dia 24 e permite, sempre que possível, uma comparação dos indicadores com outros períodos temporais e com os restantes países da União Europeia.

Aqui, poderão ser encontrados, para já, dados do mês de Março para os indicadores “clima económico”, “confiança dos consumidores: como avaliam a sua situação financeira e a situação económica do País? Esperam fazer compras importantes nos próximos 12 meses?”, “confiança das empresas da Construção e Obras Públicas, do Comércio, da Indústria Transformadora e dos Serviços – indicadores que permitem medir a opinião e as expectativas dos empresários quanto à sua atividade económica» e «desemprego registado nos centros de emprego».

Adicionalmente, e enquanto se mantiverem as medidas de confinamento, serão também divulgados alguns dados diários de acompanhamento da evolução da pandemia, nomeadamente “óbitos dia a dia e total acumulado” e “óbitos por milhão de habitantes em Portugal e nos países membros da UE27, OCDE e CPLP”.

«Serão também divulgados dados relativos ao mês de Abril sobre a situação económica das empresas, com base num inquérito desenvolvido, excepcionalmente, pelo INE e o Banco de Portugal para medir o impacto da pandemia na actividade das empresas quanto ao volume de negócios, ao pessoal ao serviço e ao tempo que prevêem permanecer em actividade sem medidas adicionais de apoio», segundo os responsáveis pela Pordata, a base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Comentários

pub