Piaget de Silves transformou-se em zona de apoio no combate à Covid-19

Campus de Silves do Instituto Piaget é hoje uma «variante de um hospital de campanha»

A Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve, em Silves, foi transformada numa Zona de Apoio à População (ZAP) com 50 camas, para ajudar ao combate à pandemia de Covid-19, que já recebeu as primeiras pessoas, os companheiros de casa de um homem infetado com o novo coronavírus.

Segundo o Instituto Piaget, a cedência das suas instalações de Silves surgiu «na sequência da decisão da autarquia algarvia de criar três zonas de apoio à população (ZAP), antecipando cenários de que é melhor estar preparado para o pior, de forma a permitir uma resposta rápida. Além das instalações da Escola Superior de Saúde Jean Piaget foi decidido criar mais duas ZAP, uma em Pera e outra em Armação de Pera, num total de 180 camas».

«Os espaços permitem acolher grupos específicos da população que necessitem de ficar em isolamento (nomeadamente para apoio a lares de idosos) e acolher e apoiar, se necessário, elementos das forças da Proteção Civil e do Serviço Nacional de Saúde (SNS)», acrescentou o Piaget.

A transformação deste estabelecimento de ensino «numa variante de um hospital de campanha» teve em conta a proximidade ao Centro de Saúde de Silves, onde está a funcionar um centro de apoio à comunidade, na área onde funcionavam as urgências, integrado na rede da ARS Algarve.

«Diferentemente dos hospitais de campanha tradicionais, houve a preocupação de garantir algum conforto adicional a quem ali tiver de permanecer, com a autarquia e outras entidades locais a mobilizarem-se para assegurar camas em condições, roupas e algum mobiliário extra, como sofás», segundo o instituto.

«As últimas semanas foram marcadas pela incerteza provocada pela pandemia que assola o mundo, pelo que o Instituto Piaget tudo fará para estar sempre ao lado das comunidades onde está inserido, em convergência com um dos eixos estratégicos de intervenção da Instituição. Disponibilizámos de imediato o campus de Silves à autarquia e autoridades de saúde locais, convictos de que com esforço, resiliência e capacidade transformadora ultrapassaremos juntos esta crise», resumiu Nelson Sousa, diretor da Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.

 

Fotos: Instituto Piaget

Comentários

pub