PCP diz que «direitos dos trabalhadores não podem ficar em quarentena»

Desta presença na região, garante o PCP, «resultarão também várias perguntas ao Governo»

João Dias, deputado do PCP, eleito por Beja, esteve, esta segunda-feira, 6 de Abril, em Portimão, para «denunciar os abusos do grande patronato e exigir o reforço do Serviço Nacional de Saúde», uma vez que «os direitos dos trabalhadores não podem ficar em quarentena».

Presente junto ao Hospital de Portimão, João Dias, num vídeo gravado para divulgação nas redes sociais, reafirmou «a importância do alargamento da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde na região e no País, sendo este o principal instrumento com que as populações podem contar face ao surto epidémico».

O parlamentar reafirmou, ainda, «a sua solidariedade para com todos os trabalhadores do SNS na região algarvia».

A delegação do PCP esteve ainda junto às instalações do Grupo Eva- transportes, dias depois do anúncio do lay-off nesta empresa, «atingindo direta e indiretamente mais de 500 trabalhadores».

Os comunistas acusam o Grupo Eva de, «depois de anos e anos de lucros fabulosos alcançados à custo de baixos salários», transferir, «para cima dos trabalhadores os custos das atuais dificuldades – passarão a receber apenas 66% do seu salário – e para a segurança social».

Segundo o PCP, esta é uma realidade «que se estende também a todo o setor da hotelaria na região como é o caso do Grupo Pestana – um dos principais grupos hoteleiros nacionais – e que decidiu também recorrer ao lay-off».

Assim, para o deputado comunista, «os direitos dos trabalhadores não estão, nem podem estar de quarentena, reafirmando a necessidade de se impedirem os despedimentos e o corte nos salários, como medida indispensável, não apenas para responder à atual situação, mas para preparar também a recuperação da economia regional e nacional».

Desta presença na região, garante o PCP, «resultarão também várias perguntas ao Governo» que os comunistas apresentarão na Assembleia da República.

Comentários

pub