Pai, mãe e bebé de Armação de Pêra estão entre os novos infetados no Algarve

Algarve tem mais 5 casos, esta segunda-feira

 

 

Uma família, constituída por pai, mãe e filho bebé, que moram em Armação de Pêra, são os três novos casos de Covid-19 confirmados no concelho de Silves.

A informação foi avançada ao Sul Informação por Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves. A autarca explicou que estes casos «não estão relacionados» com a cadeia de transmissão de um trabalhador agrícola, infetado com o novo coronavírus e que também mora em Armação de Pêra.

«Poder-se-ão ter contagiado, mas não fazem parte do mesmo grupo. Este é um novo foco de contágio», disse Rosa Palma.

De resto, o pai e a mãe desta família «trabalham em empresas de limpezas e não são trabalhadores agrícolas», referiu ainda.

Além de Silves, o número de casos confirmados de Covid-19 no Algarve subiu nos concelhos de Faro, Tavira, Olhão e Portimão, segundo dados revelados no relatório diário da Direção-Geral da Saúde desta segunda-feira.

Durante o fim de semana, os relatórios da DGS não deram conta de novos casos de infetados com o novo coronavírus no Algarve, mantendo-se, nos boletins de sábado e de domingo, os 279 anunciados na sexta-feira.

Na sexta-feira, tinha havido, de resto, uma discrepância entre os números apresentados pela Delegada Regional de Saúde, que falou em 266 casos numa conferência de imprensa, e os da DGS, libertados cerca de uma hora depois, que falava em 279.

No entanto, esta falta de atualização do número total de casos durante o fim de semana (a DGS atualizou o número por concelho) ter-se-á ficado a dever ao facto de, devido à falta de reagentes no laboratório regional, parte das análises aos testes recolhidos estar a ser feita em Lisboa, o que atrasa um pouco o conhecimento dos resultados.

O próprio facto de ser fim de semana também atrasa os resultados, nos restantes testes feitos, nomeadamente pelo Algarve Biomedical Center e pelos centros da rede do SNS que estão a ser operacionalizados por laboratórios privados.

Hoje, segundo o boletim da DGS, foram reportados 284 na região algarvia, mais cinco do que nos três dias anteriores.

No mesmo documento, na relação que é feita de casos por concelho – onde não está a totalidade dos infetados e onde não são revelados dados de concelhos com dois doentes ou menos -, houve aumentos em diversos concelhos.

O maior crescimento deu-se em Silves, que, de ontem para hoje, passou a ter mais três casos confirmados, subindo o total para 19.

Também Faro passou a ter mais casos do que ontem, mais precisamente dois, elevando a contagem para 52.

Em Portimão, em Tavira e em Olhão, houve um aumento de 1 infetado conhecido em cada um dos municípios.

Poderá haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 79% dos casos confirmados».

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 

 




Comentários

pub