Obras nas Escolas EB1 de Silves e Alcantarilha vão ter financiamento da UE

Estas são duas obras há muito aguardadas

A velhinha EB1 de Silves

As candidaturas, feitas a financiamentos da União Europeia para as obras de remodelação e ampliação das Escolas EB1 de Silves e de Alcantarilha, foram aprovadas. As empreitadas representam um investimento de perto de 2,5 milhões de euros.

No que respeita à EB1 de Silves, o investimento é de cerca de 1,7 milhões, com um apoio financeiro da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 867 mil euros.

Esta obra «contempla a construção de um novo edifício, a levar a efeito no local em que está atualmente implantado o edifício desativado, que será demolido», explica a autarquia.

O novo edifício «integrará 13 salas de aula e sanitários para alunos, professores e funcionários. A intervenção inclui, ainda, a reorganização dos espaços exteriores, com a criação de uma zona de jogos para atividade física e recreio».

A autarquia já tinha lançado um concurso público para a execução da empreitada, ainda antes da submissão da candidatura, pelo que a obra já se encontra adjudicada, sendo que o processo de concurso segue os seus trâmites legais.

No caso da remodelação e ampliação da EB1 de Alcantarilha o investimento é de 761 mil euros, com financiamento, através do FEDER, de 380 mil euros.

Esta intervenção «contempla a ampliação do piso térreo, destinado a refeitório, devolvendo a sala polivalente à sua função original, remodelação de instalações sanitárias, cozinha e serviços, ampliação do piso superior destinado a biblioteca, sala de professores e sala de reuniões, remodelação de duas salas de menores dimensões para apoio a atividades de expressão plástica e de laboratório, áreas exteriores, entre outras».

O concurso público para a execução desta empreitada encontra-se em fase de preparação de lançamento.

Estas são duas obras importantes para o concelho e há muito aguardadas.

Por isso, em nota de imprensa, o Município «congratula-se com a aprovação destas duas importantes candidaturas comunitárias no setor vital e estratégico da Educação, fruto de enorme pressão e persistência, que permitirá a criação de condições substancialmente superiores para o trabalho de alunos, professores e funcionários, bem como para o reforço da competitividade do concelho de Silves».

Comentários

pub