Nova medida em Portimão: Sirene dos bombeiros “anuncia” ordem de recolhimento

Sirene será acionada «quando forem reportadas situações de pessoas a mais nas ruas, em clara desobediência à quarentena em vigor

Sempre que soar a sirene no quartel dos Bombeiros de Portimão, isso «significa que foram detetadas situações anormais de pessoas a circular nas ruas e em espaços públicos da cidade sem qualquer justificação, colocando em risco a saúde comum», anuncia a Câmara de Portimão.

Esta é a mais recente medida adotada pelas autoridades locais, para «reforçar a atual campanha de sensibilização dos cidadãos para a gravidade da pandemia da Covid-19, cuja eficácia preventiva passa pelo autoisolamento em casa».

A título de advertência, a sirene será acionada «quando forem reportadas situações de pessoas a mais nas ruas, em clara desobediência à quarentena em vigor, e deverá ser entendida como uma indicação expressa de recolher a casa».

Além desta iniciativa que vai «marcar a sonoridade desta quadra em Portimão», serão também utilizadas «viaturas dos bombeiros, que circularão nas ruas com mensagens sonoras que pedem às pessoas para ficarem em casa, evitando saídas desnecessárias que poderão pôr em perigo as suas vidas e dos familiares».

Por fim, na Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha, e na Zona Ribeirinha de Portimão, vão ser aproveitados os altifalantes das Sirenes de Alerta de Tsunami, «para passar mensagens gravadas, em bilingue (português, inglês), solicitando às pessoas para ficarem em casa».

Comentários

pub