Nasceram mais dois linces ibéricos no Algarve. Assista ao parto de Jabaluna

São as duas primeiras crias a nascer neste centro de reprodução em 2020

 

Há dois novos linces ibéricos algarvios. A lince Jabaluna deu à luz no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), em Silves ,esta segunda-feira, dia 6, e é a orgulhosa mãe dos dois primeiros filhotes a nascer no centro em 2020.

Esta foi a terceira vez que Jabaluna foi mãe. «Teve duas crias, aparentemente saudáveis, e uma cria que nasceu com pouca vitalidade e acabaria por não vingar após o parto», revelou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que gere o centro.

«As crias são fruto do seu emparelhamento com o macho Hermes e parece estar a atendê-las bem, tendo em conta o perfil maternal que tem mantido ao longo dos anos», acrescentou o instituto.

Jabaluna, de 8 anos de idade, chegou ao CNRLI proveniente do Centro de Cría El Acebuche, em Doñana, onde nasceu em 2012, numa ninhada de Boj e Damán-II, juntamente com dois irmãos. «Teve duas gestações anteriores no CNRLI, tendo gerado no total 7 crias, das quais apenas 3 sobreviveram».

Hermes, o pai, é filho de Caña e Flecha e nasceu no Centro de Cría de La Olivilla, em Jaén. «Já foi pai de 3 ninhadas no CNRLI, com Fresa (4 crias) e Jabaluna (7 crias), das quais sobreviveram 7 crias, tendo 4 sido reintroduzidas na natureza.

 

Cria de lince – Imagem de Arquivo. Créditos: CNRLI/ICNF

 

Como sempre, este é um momento alto na vida do CNRLI, uma estrutura gerida pelo ICNF e financiada pelo Estado português e pela empresa Águas do Algarve – no âmbito das medidas de compensação pela construção da Barragem de Odelouca. Afinal, este centro foi criado para ajudar a recuperar uma espécie em vias de extinção e que chegou a estar criticamente ameaçada.

Hoje, apesar de estar ainda em risco, o trabalho desenvolvido pelos diferentes centros existentes na Península Ibérica, rede à qual o CNRLI se juntou em 2009, permitiu elevar significativamente o número de linces ibéricos. Só nesta maternidade de Silves, até ao início desta semana, tinham nascido 122 linces, 89 dos quais sobreviveram e 69 foram reintroduzidos no seu habitat natural.

Agora, há mais dois pequenos linces ibéricos para somar a estes números.

 




E as boas notícias não acabam por aqui. É que este foi apenas o primeiro de vários partos que vão ocorrer este ano, no centro situado na freguesia de são Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves.

Para os próximos dias, são esperados os partos de Fresa, Juncia e Juromenha, «previsivelmente já durante o próximo fim-de-semana».

«A natureza continua a fazer-se sentir em Silves e já temos mais dois linces novos em Portugal, o que é um motivo de esperança para o seu futuro. Todos juntos, quer no Centro de Reprodução, quer na área de reintrodução e em conjunto com as populações e os agentes locais continuamos a trabalhar em prol da preservação desta espécie», concluiu o ICNF.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

Comentários

pub