Não é preciso sair de casa para celebrar o 25 de Abril em Lagos

Atividades decorrem ao longo da próxima semana

A pandemia de Covid-19 não vai impedir Lagos de celebrar o 25 de Abril, ainda que de «forma diferente e criativa» e respeitando o confinamento social que os portugueses estão a cumprir voluntariamente.

As celebrações dos 46 anos da Revolução dos Cravos neste concelho terão como mote “Lagos em casa… no 25 de Abril” e contemplam «um conjunto de iniciativas de cariz institucional e cultural para assinalar esta data tão relevante na democracia portuguesa», todas elas acessíveis à distância, segundo a Câmara de Lagos, que organiza o programa em parceria com a Assembleia Municipal de Lagos, Biblioteca Municipal Júlio Dantas e Fototeca.

Ao longo da próxima semana, «os munícipes serão convidados a “pensar Abril”, iniciativa a par da rubrica “A Câmara convida” da página da autarquia dedicada ao COVID-19, em que poderão enviar ilustrações, poemas e/ou fotografias que se enquadrem no tema do 25 de Abril e na situação de confinamento a que estamos sujeitos».

Os trabalhos podem ser enviados para o email comunicaçã[email protected] (limite de 9 megabites) até sexta-feira, dia 24.

A Biblioteca Municipal de Lagos, para além de sugestões de livros e poemas alusivos ao tema ao longo da semana, «disponibilizará uma lista selecionada de livros que podem ser solicitados até ao dia 23 de Abril (Dia Mundial do Livro) através dos contactos 282767816, [email protected] ou página de Facebook da Biblioteca».

Os munícipes devem deixar o nome, número de leitor e contacto telefónico. Os livros serão posteriormente entregues em casa pela equipa da Biblioteca Municipal «para que possa recordar a data e ter acesso a algumas publicações, em conforto e segurança».

No dia 25 de Abril, o próximo sábado, há muitas iniciativas, algumas bem originais, para celebrar a efeméride, algumas centradas na página de Facebook da autarquia, outras espalhadas pelo território. Não sendo possível realizar uma sessão solene, vão ser publicadas na Internet as mensagens referentes a este dia dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e dos grupos políticos representados neste último órgão.

Depois, as músicas da Revolução «vão inundar as freguesias do concelho com a iniciativa “Ao Som de Abril”. A população, em suas casas, é desafiada a cantar em harmonia com as viaturas que estarão a circular por Lagos, ao longo do dia».

«Um dos momentos altos terá lugar às 15h00, com a “Hora da Liberdade”, em que todos os lacobrigenses são convidados a juntar-se a esta corrente de liberdade e cantar em uníssono a inesquecível “Grândola Vila Morena” e o Hino Nacional das suas varandas, portas e quintais», segundo a Câmara de Lagos.

Ao longo do dia serão também partilhadas “imagens de mudança” em Lagos, relativamente à data de 25 de Abril de 1974, através da apresentação de imagens de arquivo da Fototeca Municipal.

«O dia culminará com a publicação dos melhores momentos das atividades do Dia da Liberdade no concelho e onde a comunidade lacobrigense será convidada a enviar os seus vídeos e partilhar os seus melhores momentos deste dia», concluiu a autarquia lacobrigense.

Comentários

pub