Monchique lança campanha “Porquê fazer a quarentena sozinho, se pode adotar um amigo?”

«Os animais são uma companhia muito positiva para as crianças e também para os mais velhos, contribuindo sem dúvida para ultrapassar o isolamento»

O Município de Monchique acaba de lançar a campanha “Porquê fazer a quarentena sozinho, se pode adotar um amigo?”, com o objetivo de promover a adoção animal neste período difícil em que os portugueses tiveram que ficar confinados à sua residência.

«As vantagens e benefícios de ter um animal de estimação são conhecidos e comprovados e por isso esta é uma excelente ocasião para tomar a decisão de alargar a família e adotar um animal de companhia», salienta o presidente da Câmara em declarações ao Sul Informação.

Os interessados devem contactar o Gabinete Municipal de Veterinária e conhecer os animais que estão à guarda do Município e também de algumas associações de proteção dos animais que costumam colaborar com esta edilidade.

Rui André, presidente da Câmara de Monchique que já adotou vários animais nos últimos anos, afirma mesmo que esta sua «família alargada tem dado um contributo inestimável nesta fase difícil, já que os animais são uma companhia muito positiva para as crianças e também para os mais velhos, contribuindo sem dúvida para ultrapassar o isolamento a que, por questões de segurança e saúde pública, todos estamos obrigados a cumprir».

Em resultado da criação das chamadas Zonas de Acolhimento de Pessoas (ZAP), instaladas nas três freguesias do concelho, e no seguimento da preocupação do município de Monchique com o bem-estar animal, o autarca revelou ainda que «foi ampliada a capacidade de receção no seu Centro Municipal de Recolha Animal», para o caso de algumas pessoas que tenham que ser instaladas nas referidas ZAP criadas nas três freguesias «trazerem consigo os seus animais».

A Câmara de Monchique também tem vindo a facilitar e transporte e a mediar a entrega de alimentação para os animais, inserido no programa de apoio aos idosos por ocasião do seu Plano de Contingência Covid-19.

Além destas medidas, o Município de Monchique, tendo em consideração as medidas de contingência excecionais adotadas no contexto de mitigação do novo coronavírus e integradas no seu Plano de Contingência Municipal, tem vindo a atuar em diversas áreas no que toca ao combate à disseminação e controlo desta epidemia.

Já nos incêndios de Agosto de 2018, a Câmara monchiquense tinha posto em prática um projeto inovador, denominado «Animal Seguro», que acabou por ser distinguido nos prémios nacionais que reconhecem a excelência e o mérito na medicina veterinária em Portugal.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

 

Comentários

pub