Ministra diz que máscaras não cirúrgicas podem ser utilizadas em espaços fechados

Governante disse que o uso de máscaras na comunidade constitui «uma medida adicional e suplementar»

As máscaras não cirúrgicas podem ser utilizadas pela população em espaços fechados e com elevado número de pessoas, como supermercados e transportes públicos, disse hoje, 13 de Abril, a ministra da Saúde.

«De acordo com o princípio básico da precaução em saúde pública e face às ausências de efeitos adversos associados ao uso de máscara, pode ser considerada a sua utilização por qualquer pessoa em espaços interiores fechados e com um elevado número de pessoas», afirmou Marta Temido, dando como exemplo os supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais e transportes públicos.

Na conferência de imprensa diária realizada na Direção-Geral da Saúde (DGS), a ministra explicou que o uso de máscaras na comunidade constitui «uma medida adicional e suplementar» às já existentes, como o distanciamento social e lavagem das mãos.

Segundo a governante, a norma sobre a utilização de máscaras não cirúrgicas, também conhecidas por máscaras sociais ou comunitárias, vai ser hoje publicada pela DGS e cumpre as regras europeias.

Comentários

pub