Mercados de Olhão celebram 104 anos e pensam num futuro sem plástico

Vão ser distribuídos cerca de 15 mil sacos de papel, a título gratuito, pelos operadores dos Mercados

Os Mercados Municipais de Olhão celebram, esta sexta-feira, 1 de Maio, o seu 104º aniversário e, para assinalar a data, será lançada uma campanha que quer erradicar os sacos de plástico. 

Assim, «serão distribuídos cerca de 15 mil sacos de papel, a título gratuito, pelos operadores dos Mercados, para utilização nas suas vendas, um importante investimento que aposta na diferenciação e na consciencialização ambiental», diz a Câmara de Olhão.

«Assumindo o compromisso de despertar consciências para o flagelo que são os resíduos de plástico no mar e dos malefícios que provocam em toda a vida marinha, pretende-se provocar uma alteração de hábitos no que diz respeito ao acondicionamento das compras efetuadas neste espaço comercial de excelência de Olhão», acrescenta.

O saco de papel, funcional e de uso prolongado, «garante a qualidade do peixe, mariscos, moluscos, crustáceos, verduras, frutas e outros produtos alimentares adquiridos frescos, mesmo no congelador».

O 104º aniversário dos Mercados Municipais de Olhão decorre, também, sob o lema “produtos 100% frescos”, que apela aos consumidores que prefiram a excelência dos produtos comercializados nos mercados nas suas compras, valorizando os produtos, vendedores e Mercados olhanenses.

Além de um dos locais preferidos pelos olhanenses para as suas compras, os Mercados Municipais são um dos ex-libris da cidade e do concelho, estando intimamente ligados à sua história.

Começaram a ser construídos em 1912, sendo inaugurados quatro anos depois. Há mais de um século que são um dos postais ilustrados de Olhão e local de visita obrigatória para turistas e residentes.

«São exemplos modelares da arquitetura do ferro e do vidro, com enorme impacto urbanístico, em tijolo aparente e estrutura metálica».

Submetidos a profundas obras de recuperação, viriam a ser reabertos ao público em 3 de Julho de 1998. No interior, sobressaem as paredes revestidas com azulejos da autoria de Costa Pinheiro.

 




 

Comentários

pub