Mais uma morte e mais um caso confirmado de Covid-19 no Algarve [com mapa interativo]

Novos casos em Portimão são de casal que veio de fora para a sua casa de 2ª residência

 

Há mais uma morte e mais um caso de infeção por Covid-19 confirmado no Algarve, que assim passa a ter, em termos acumulados, um total de 311 pessoas infetadas. No entanto, pelo menos 37 destes doentes já são dados como recuperados.

A Direção-Geral de Saúde contabiliza, no seu boletim epidemiológico de hoje (que se refere ao período até à meia noite de ontem, domingo), mais uma morte no Algarve, passando o número de 10 para 11 óbitos na região. Trata-se do caso de uma idosa, de 92 anos, utente da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, que faleceu este domingo à tarde vítima da Covid-19, tal como o Sul Informação avançou, ontem, 19 de Abril, em primeira mão.

Quanto aos dois novos casos que, nos últimos dias, foram reportados no concelho de Portimão, a própria Câmara Municipal explicou, no ponto da situação diário que faz no seu site, que se tratou «de um casal proveniente de outra região do país», que se deslocou «para a sua 2ª habitação».

Por isso mesmo, mais uma vez a autarquia de Portimão sublinha a sua «preocupação relativamente à utilização das segundas habitações e ao risco de propagação vírus através de pessoas externas ao Concelho/Região».

Apesar destas pequenas subidas, a situação mantém-se, para já, muito estável no Algarve.

Para mais, porque o rastreio que o Algarve Biomedical Center anda a fazer aos utentes e funcionários dos lares de idosos não encontrou, até agora, mais casos positivos além dos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime.

No fim de semana, os testes à Covid-19 feitos aos utentes e funcionários dos lares de idosos das Misericórdias de Alvor e de Castro Marim, do Centro Paroquial de Cachopo (Tavira) e ainda do Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo deram todos negativo.

Apesar dos dados dos últimos dias serem animadores, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, sublinhou, na passada sexta-feira, que a situação «não nos pode fazer baixar a guarda», sublinhou. O principal objetivo agora é «continuar a reduzir o número de contactos que cada um tem com outras pessoas, reduzindo assim a possibilidade de a doença se transmitir».

Os próximos tempos, em que se fará o regresso à normalidade possível, «passarão sempre por uma vida diferente daquela que tínhamos antes desta pandemia», avisou aquele responsável.

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

 

Comentários

pub