Maias invadem o Facebook da Câmara de Lagos

Tradição não se deixará de cumprir, apesar da Pandemia de Covid-19

A tradição das Maias volta a cumprir-se em Lagos nos próximos dias, desta feita, nas redes sociais. A Câmara lacobrigense desafia a população a «criar estas bonecas em casa e enviar as suas fotografias para serem apresentadas na página de Facebook da autarquia», para que todos as possam ver sem sair à rua.

As fotografias, que podem ser tiradas na varanda, janela, jardim, quintal ou porta dos criadores das Maias, devem ser enviadas para o email [email protected] (os ficheiros não podem exceder 9 megas), com o nome e localidade do autor.

Os trabalhos serão, depois, apresentados numa exposição digital na página de Facebook do município de Lagos. Tudo para evitar «saídas não essenciais», desaconselhadas devido à pandemia de Covid-19.

«Promovida anualmente por todo o concelho, esta iniciativa conta com a participação da população, que expõe estas bonecas de pano, elaboradas artesanalmente, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando em alguns quadros do quotidiano. Segundo a tradição, a Maia era uma boneca de palha de centeio em torno da qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de Maio. Ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da primavera e do novo ano agrícola, as Maias fazem parte do nosso património imaterial e da cultura local, mantendo-se bem viva no concelho de Lagos», enquadrou a autarquia.

Esta é, de resto, uma tradição que é comum a vários concelhos do Algarve, com os bonecos a ser designados, noutros locais como Maios.

«Dê asas à sua imaginação e imortalize esta tão especial tradição», concluiu a Câmara de Lagos.

 

Fotos: Câmara Municipal de Lagos

Comentários

pub