Liga quer testes obrigatórios antes da retoma dos treinos coletivos e jogos

Algarve tem duas equipas nos campeonatos profissionais, tutelados pela Liga: Portimonense (I Divisão) e Farense (II Divisão)

A Liga de futebol prevê a realização obrigatória de testes à Covid-19 a jogadores e staff técnico antes do primeiro treino coletivo e do primeiro jogo oficial e a constituição de um comissão independente para análise de dados.

Segundo um esboço para a retoma progressiva à competição, elaborado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), a que a agência Lusa teve acesso, o regresso da I e II Liga estará sempre «dependente das indicações das entidades oficiais», mas prevê a realização obrigatória de testes antes da primeira jornada após a interrupção das competições.

Estes testes serão realizados a «todos os elementos da ficha de jogo e jogadores não convocados», bem como a outros elementos adicionais caso as Sociedades Desportivas assim entenderem.

Além disso, terá de haver a garantia de que «todos os clubes efetuaram e receberam os testes entre as 48 horas e até as 24 horas anteriores ao jogo» e a «autorização de todos os testados para envio do resultado da análise para a Liga, para efeitos de tratamento dos dados», pode ler-se.

O documento prevê ainda a «constituição de comissão independente para análise dos dados remetidos pelos laboratórios» e que antes de cada jogo «o médico efetue um atestado de aptidão dos elementos (jogadores e staff) para efeito de credenciação».

Também para o retomar dos «treinos coletivos» está prevista a realização obrigatória de testes à Covid-19 aos «jogadores e staff técnico».

O controlo será realizado pelos departamentos médicos das equipas, que «efetuam um atestado de aptidão física dos jogadores antes do primeiro treino coletivo oficial».

O esboço da Liga para o regresso à competição prevê ainda que caso um jogador teste positivo para a Covid-19 deve ser isolado e os demais jogadores e staff próximo testados.

O regresso de um jogador que tenha testado positivo apenas acontecerá «após obtenção de dois testes negativos num período superior a 24 horas», sendo que os «departamentos médicos das equipas efetuam um atestado de aptidão física dos jogadores após informação».

Já para os casos negativos, está prevista a realização de testes de imunidade à covid-19, ficando estes jogadores «aptos para credenciação e jogo».

Quanto aos jogos oficiais, as equipas poderão entrar em campo desde que possuam um número mínimo de sete jogadores, um deles guarda-redes, sendo que a Covid-19 é «equiparada a outra tipologia de lesão».

O documento refere ainda que não haverá «exceções às leis de jogo».

Com os departamentos médicos de cada clube a terem a responsabilidade de atestar a aptidão física dos jogadores antes de cada jogo, estes devem também desenvolver formações junto de «jogadores e staff» e «a todas as equipas de limpeza e a todos que tenham intervenção em zona técnica».

O esboço desenvolvido pela Liga alerta ainda para «temas que carecem de articulação», como a «reabertura do espaço aéreo das ilhas sem quarentena» ou a «garantia da higienização aos balneários no dia anterior ao jogo, deixando os balneários selados para serem abertos aquando da chegada das equipas».

A principal prova do calendário luso, cuja ronda 24 terminou a 8 de Março, não tem, para já, data de regresso, sendo que está suspensa indefinidamente.

Já a 24.ª jornada da II Liga terminou no dia 9 de Março e, desde então, a prova também está suspensa.

Comentários

pub