Lagos: Requalificação da Estrada da Meia Praia vai avançar

Custo da obra será «praticamente suportado pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP)»

A Câmara de Lagos adjudicou a empreitada de requalificação da via V10, vulgarmente conhecida como Estrada da meia Praia, que segue paralelamente à linha de costa desta zona balnear lacobrigense. A obra irá custar perto de dois milhões de euros e tem um prazo de execução de 300 dias

«São cerca de 1300 metros a intervencionar, numa via que atualmente não tem passeios, ou quando os tem, não são contínuos, e em que a circulação se faz com alguma dificuldade para os peões. O principal objetivo da intervenção é, por isso, o de criar uma via que possibilite o convívio entre o peão e o veículo, com ganhos em termos de segurança rodoviária. Para tal será criado um passeio a norte com largura variável, um corredor verde com 2 metros de largura e uma faixa de rodagem de dois sentidos com uma largura de 6,5 metros. Prevista está também a substituição e o reforço da iluminação ao longo de toda a via, a criação de bolsas para paragem de autocarros (em ambos os sentidos) e a criação de algumas zonas de estar», descreveu a Câmara de Lagos.

Ou seja, reforça a autarquia, será criada «uma estrada calma, onde se circule com menor velocidade, razão pela qual o pavimento será misto, com aplicação de betuminoso na faixa de rodagem e cubos de granito nas zonas de interseção e passadeiras de peões, de modo a que os veículos circulem com conforto ao longo do percurso, mas sejam obrigados a reduzir a velocidade nas zonas onde existem cruzamentos ou peões a atravessar a via».

Quanto aos cerca de 2 milhões (1 991 638 de euros) necessários para executar a obra, serão «praticamente suportados pelo Plano de Urbanização da Meia Praia (PUMP), fruto das taxas e mecanismos de perequação que o mesmo prevê, o que comprova o facto de se tratar de um plano que é sustentável, ao permitir um ganho económico aos privados que, em parte, reverte para a criação ou melhoria das infraestruturas que essa ocupação do território exige».

«A zona mais a sul da via não está incluída na intervenção, uma vez que essa faixa está a ser equacionada no âmbito do projeto de valorização do cordão dunar da Meia Praia, assim como no projeto de criação da ciclovia», concluiu a Câmara de Lagos.

Comentários

pub