Lagos reforça Zonas de Apoio à População do concelho

Além da ZAP do Pavilhão Municipal, há espaços para acolher quem precise nas freguesias rurais de Lagos

A Câmara de Lagos reforçou as Zonas de Apoio à População (ZAP) na cidade e nas freguesias rurais. Além do espaço criado no Pavilhão Municipal, com 250 camas, há também zonas nas em Bensafrim, Barão de São João, Espiche e Odiáxere.

No caso do Pavilhão Municipal, a maior ZAP do concelho, foi criada de modo a poder «acolher cidadãos que necessitem ficar em isolamento por estarem infetados, isolando-os do contacto com familiares próximos e população em geral» e conta «com as devidas condições de higiene e segurança, conforto e privacidade, tendo sido construído com estruturas individuais de quartos autónomos», segundo a Câmara de Lagos.

Entretanto, foram instalados espaços similares nas áreas rurais do concelho.

Na Freguesia de Bensafrim estão disponíveis 12 camas, em Barão de São João 16 camas, no Parque de Campismo Turiscampo, em Espiche, estão disponíveis, em bungalows, 130 casas. No Clube Desportivo de Odiáxere e Sede do Rancho Folclórico foram criadas zonas com 40 camas.

 

 

Para além destes espaços estão definidas também outras ZAP’s: o Motel Âncora (120 camas), a Pousada da Juventude de Lagos (58 camas), o Hotel Sensation Guest House (10 camas), a Messe Militar – Edifício Infante (65 camas) e Edifício D. Sebastião (100 camas), que irão disponibilizar alojamento aos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, cuja mobilização para o serviço de prontidão obste a que possam regressar às suas casas e ainda destinadas à população em geral no que respeita ao isolamento preventivo (casos suspeitos de Covid-19) e outras ao isolamento efetivo», revelou a autarquia.

Por outro lado, a Câmara lacobrigense promoveu a criação de Áreas Dedicadas à Covid-19 (ADC’s), no Centro de Saúde local, que se destinam «apenas a atendimento de utentes suspeitos de ter contraído infeção pelo novo coronavírus» e funcionam «numa área separada do atendimento normal/diário».

A unidade de colheitas para a realização de testes de despiste, fora do ambiente clínico ou hospitalar, «também já se encontra em funcionamento e está situada no parque de estacionamento da Escola das Naus. O objetivo é testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e ainda de aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores de COVID-19 aos hospitais, permitindo que os suspeitos de infeção previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, se desloquem até ao ponto de recolha sem haver contacto com outras pessoas, levando à redução do risco de infeção em cada colheita».

 




 

Comentários

pub