Lagoa lança plataforma digital “Casa da Cidadania”

Estes projetos foram apresentados nos Encontros Internacionais da Política e da Imagem

A Câmara de Lagoa acaba de lançar a plataforma digital “Casa da Cidadania”, inserida no projeto físico com o mesmo nome que vai ser instalado no antigo edifício dos Paços do Concelho.

Além de divulgar o projeto de museografia, de cidadania e de cultura política em implantação em Lagoa, esta plataforma pretende «partilhar a História dos Movimentos Sociais no Sul de Portugal», diz a autarquia.

«Esta plataforma digital é um trabalho em curso, que em articulação com a página no Facebook, se irá constantemente enriquecendo com informação», acrescenta.

«Recupera-se, assim, uma história de luta pela liberdade, pela igualdade e pela dignidade, na qual Lagoa tem lugar próprio».

Neste projeto participam historiadores e antropólogos que, em articulação com os técnicos da autarquia, têm vindo a reunir informação sobre História Cultural da Política desde a fundação do concelho de Lagoa, em 1773, aos dias de hoje, cruzando a política local com a regional e nacional.

De resto, além da plataforma digital, o projeto físico da Casa da Cidadania será instalado no edifício dos antigos Paços do Concelho, obra de 1860 que aproveitou parte da estrutura da extinta ermida de N.ª Sr.ª de ao Pé da Cruz, construída no último quartel do século XVII e que após o terramoto de 1755 chegou a servir de matriz de Lagoa.

Estes projetos foram apresentados nos Encontros Internacionais da Política e da Imagem, no passado mês de Janeiro, que contaram com a presença e o apoio de Graça Fonseca, ministra da Cultura.

Comentários

pub