Já há horários para a escola na televisão na RTP Memória

Projeto designar-se-á “#EstudoEmCasa – A Escola na Televisão”

A escola vai voltar à televisão no dia 20 de Abril e já há um horário para a transmissão dos diferentes conteúdos na RTP Memória, destinados a diferentes faixas etárias, do 1º ao 9º ano.

O Ministério da Educação divulgou hoje a grelha do projeto “#EstudoEmCasa – A Escola na Televisão”, a nova telescola, criado na sequência da suspensão das aulas presenciais em todas as escolas do país, devido à pandemia do Covid-19, que se soube ontem que se iria prolongar até ao final do ano letivo, para os alunos do 1º ao 10º ano e pré-escolar.

A transmissão de «conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, para alunos do ensino básico» e com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, é considerada pelo ministério como «uma ferramenta importante para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos».

«Estes conteúdos pedagógicos temáticos contemplam matérias que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1º ao 9º ano, agrupados por: 1º e 2º anos; 3º e 4º anos; 5º e 6º anos; 7º e 8º anos; e 9º ano, abrangendo matérias de uma ou mais disciplinas do currículo, as quais servirão de complemento ao trabalho dos professores com os seus alunos», segundo a tutela, que reforçou o que o primeiro-ministro António Costa já havia anunciado ontem.

 

Clique aqui para ver a imagem ampliada da grelha

 

Com a emissão do #EstudoEmCasa, através do sinal da RTP Memória, «é alcançada a generalidade dos alunos, atendendo a que o canal emite na TDT, mas também na televisão por cabo e por satélite, ficando ainda disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação (DGE), com todas as emissões e respetivos conteúdos disponíveis».

A RTP Memória é o canal 7 da Televisão Digital Terrestre (TDT), acessível a todos. Também pode ser encontrada entre os canais das diferentes operadoras de televisão por cabo, nomeadamente na MEO (Posição 100), NOS (19), Vodafone (17) e Nowo (13).

A televisão pública também irá disponibilizar os conteúdos no seu site – «emissão de cada dia on demand e módulos individualizados» – e será disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa», acrescentou o Governo.

Paralelamente, a RTP 2 transmitirá conteúdos a pensar nas crianças da Educação Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).

«O nome #EstudoEmCasa surge do repto lançado pelo Ministério da Educação aos alunos, para assinalar o Dia do Estudante (24 de Março), numa altura em que toda a comunidade educativa teve de celebrar a data de forma diferente, por conta da situação epidemiológica que o país atravessa. Uma situação, imprevisível e de emergência, que se mantém e que leva a que o 3º período letivo se mantenha de forma não-presencial», explicou o ministério.




Comentários

pub