Já foram testados 60% dos utentes e funcionários dos lares do Algarve

José Apolinário disse, ainda, que fora do Lar de Boliqueime, foram até agora detetados cinco casos

Cerca de 60% dos utentes e funcionários dos lares de idosos do Algarve já foram testados, revelou José Apolinário, secretário de Estado que é o coordenador do combate à Covid-19 na região algarvia.

Em declarações à Rádio Observador, o membro do Governo revelou ainda que, além do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, onde já foram confirmadas quatro dezenas de casos, há ainda «cerca de cinco» casos detetados noutros lares.

Ao todo, têm sido feitos entre 400 e 500 testes por dia, «contando com a recolha do Serviço Nacional de Saúde e o trabalho feito pela universidade [Algarve Biomedical Center] no núcleo dos lares», disse José Apolinário àquela rádio, acrescentando que os testes serão alargados também aos lares residenciais.

Quanto à situação vivida no Algarve, está «tranquila, com poucos casos, com grande enfoque na área mais sensível, os idosos».

Outra questão na ordem do dia é a dos migrantes, principalmente os que trabalham nos setores da agricultura e do turismo.

«Procurámos dinamizar, em conjunto com as autarquias e a área da saúde, ações de sensibilização e informação dirigidas especificamente a estas comunidades, com informação na sua língua mãe, no sentido de garantir o distanciamento social, o confinamento e a sua mobilização para esta batalha contra a pandemia», explicou José Apolinário.

Esta manhã, o ministro da Administração Interna e a ministra da Agricultura estiveram no Algarve, para acompanhar uma destas sessões de sensibilização e esclarecimento dirigida às comunidades migrantes indostânicas, numa exploração agrícola nos municípios de Tavira e Olhão, visita que o Sul Informação acompanhou.

Comentários

pub