As incubadoras de empresas do Algarve voltaram a reunir-se, desta feita online, numa sessão onde a crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 esteve no centro do debate.
Este foi o terceiro encontro informal das entidades algarvias que acolhem e apoiam as startups e jovens empresas a crescer, organizado pela Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e pela Universidade do Algarve, no âmbito do Algarve TechHub. Antes, já tinham decorrido trocas de ideias em Loulé e em Portimão.
Desta feita, além de representantes das incubadoras do Algarve, participaram também representantes da CCDR e IAPMEI.
«A agenda deste terceiro encontro informal foi especificamente pensada para estas circunstâncias, focalizando-se nas dificuldades associadas ao novo coronavírus e às problemáticas enfrentadas pelas incubadoras e empresas incubadas», revelou a Algarve STP.
O grande objetivo foi «criar uma dinâmica de entreajuda informal e a troca de experiências e soluções que possam ser úteis para ultrapassar esta situação de crise».
Neste encontro a associação «propôs uma agenda focalizada em três pontos principais: Dificuldades registadas pelas empresas incubadas; Medidas implementadas para cada incubadora; e Dificuldades ainda não ultrapassadas».
Cada incubadora revelou as medidas que tomou para reduzir o impacto junto das empresas e, segundo a Algarve STP, «todas reagiram com medidas para continuar, ainda de forma remota e com rotina, a atividade de dinamização para as empresas. Para uma eficiência de processo, esta reunião utilizou ferramentas de partilha online e de análise retrospetiva das ideias».
«Por este fim, foi criado um grupo específico Whatsapp, aberto também à participação das incubadoras que não conseguiram assistir à reunião online. Para ser adicionados a este grupo, basta entrar em contacto com Algarve STP, para obter autorização (ceo@algarvestp.pt)», segundo a associação.
A Start Up Portimão aproveitou, ainda, para anunciar o arranque do primeiro 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve para estimular o espírito empreendedor em tempo de pandemia, o qual se realiza já no dia 21 de Abril.
As incubadora do Algarve já marcaram uma nova reunião, para o dia 14 de Maio, em Faro, «se a situação de emergência o permitir». Casos contrário, o encontro terá lugar, mais uma vez, online.
A Associação ASTP é uma associação privada sem fim lucrativos que agrega associados públicos e privados. Os seus associados são: Universidade do Algarve, ANJE, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Portimão, DOCAPESCA, e Associação Algarve Evolution, estando previstas proximamente novas adesões.
Este complexo tem como objetivo, entre os outros, o desenvolvimento e consolidação do Ecossistema de Inovação do Algarve, baseado numa forte parceria estruturada entre associações, entidades e empresas.
A Algarve STP é a entidade que assume, na região, as funções de um Digital Innovation Hub, a quarta entidade reconhecida no país pela União Europeia, e tem como o objetivo a criação de fortes ligações entre empresas e instituições de investigação científica, atuando a nível europeu e explorando as áreas da tecnologia.
A sessão foi organizada ao abrigo do projeto KCITAR, financiado pelo programa CRESC Algarve.
Comentários