Hotéis começam a reabrir em Julho com selo de garantia sanitária

«As ocupações vão ser sempre dependentes daquilo que a aviação conseguir fazer, mas a nossa expectativa é de que vai ser um ano zero, se não for negativo»

Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), disse hoje, 21 de Abril, que a maioria dos hotéis poderá começar a reabrir em Julho e que está a ser preparado um selo de garantia para dar confiança aos clientes.

«A hotelaria portuguesa pensa que poderá começar a reabrir em Julho, provavelmente alguns hotéis ainda em Junho, e naturalmente com todos os cuidados e todas as garantias sanitárias», afirmou Raul Martins à saída de uma reunião com o primeiro-ministro que recebeu, em São Bento, representantes do setor hoteleiro para falar sobre a crise causada pela pandemia da Covid-19.

Segundo disse Raul Martins, a hotelaria «está muito dependente da aviação e a aviação está muito condicionada pela segurança sanitária, que só existirá quando houver um medicamento ou uma vacina», pelo que a abertura dos hotéis não será antes daquelas datas.

Este responsável revelou que a AHP está a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para ser criado um «selo de garantia sanitária nos hotéis» para dar confiança aos clientes.

Segundo explicou, o objetivo é atribuir o selo aos hotéis que cumpram «um determinado protocolo» que servirá para os turistas se sentirem seguros.

O presidente da AHP disse ainda que a reabertura para Julho deverá acontecer em relação aos hotéis de férias, ou seja, das zonas balneares, interior do país e ilhas, mas acrescentou que os hotéis de cidade só deverão voltar a operar em Setembro.

«As ocupações vão ser sempre dependentes daquilo que a aviação conseguir fazer, mas a nossa expectativa é de que vai ser um ano zero, se não for negativo», considerou Raul Martins.

Na reunião com o primeiro-ministro, além da AHP, estiveram vários representantes de grupos hoteleiros, como o 0 Pestana, Vila Galé, Porto Bay, Sana e Hoti.

Comentários

pub