Há um primeiro caso confirmado de Covid-19 na freguesia de São Bartolomeu de Messines

Presidente da Junta de Freguesia apela a que habitantes cumpram o distanciamento social e fiquem em casa

A Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines confirma, numa publicação feita hoje no seu site na internet, o «caso positivo Covid-19» nesta freguesia do concelho de Silves.

A autarquia acrescenta que «a pessoa em questão, assim como os seus familiares diretos, estão em isolamento, o qual está a ser escrupulosamente cumprido». Por outro lado, acrescenta, a situação «está a ser acompanhada pelas entidades oficiais».

Carla Benedito, presidente da Junta de Freguesia, disse ao Sul Informação que «se trata de uma pessoa ainda nova, não é idosa», de nacionalidade portuguesa, e que, «apesar de viver em Messines, não tem muito contacto com os outros habitantes daqui».

Por outro lado, acrescentou, «felizmente» para a pessoa infetada, «até agora é um caso leve, não tem sintomas muito fortes e pode ficar em casa, em quarentena».

A autarca explicou que uma das razões que a levaram a publicar o comunicado público sobre este primeiro caso foi para relembrar aos messinenses «a importância do isolamento social».

É que, salientou, «há habitantes que ainda não cumprem com o necessário isolamento social, colocando em risco não só a sua saúde, mas também a das outras pessoas da nossa comunidade. Nos primeiros dias após o estado de emergência, não se via ninguém nas ruas de Messines, mas, nos últimos dias, há cada vez mais habitantes a não respeitarem e a andar na rua. É bom que, com este caso positivo, as pessoas percebam que a situação é séria e têm de se recolher às suas casas, em isolamento».

 




 

A nota da Junta de Freguesia recorda «todos os esforços» que têm estado a ser feitos «para que os habitantes possam manter-se em segurança nas suas casas, saindo o mínimo possível e somente para o estritamente necessário».

Entre as iniciativas tomadas pela Junta para garantir isso, está a «lista com os contactos das empresas da freguesia que se encontram em funcionamento, muitas delas com serviço de entrega ao domicílio», os «contactos para o programa de entrega de bens alimentares e de farmácia ao domicilio (entregas à terça e sexta-feira), para a população sénior, com mobilidade reduzida e que não tenham apoio familiar» ou mesmo a «impressão dos trabalhos escolares dos alunos cujos pais não possuam impressora».

«Se todos cumprirmos com as orientações que são do conhecimento geral da população, será mais fácil eliminarmos as redes de contágio, para que possamos voltar à normalidade o mais rapidamente possível. Por favor, fique em casa!», conclui a Junta de Freguesia no seu comunicado.

O concelho de Silves tinha já, esta manhã, 11 casos confirmados, a que se junta agora este 12º, em Messines.

Os números da DGS desta manhã indicavam já um novo caso no concelho, em relação a domingo. Deverá tratar-se da guarda do Estabelecimento Prisional de Silves, cuja infeção foi já confirmada por análises, como revelou ao Correio da Manhã o dirigente do Sindicato da Guarda Prisional. Segundo Jorge Alves, uma equipa de seis a oito guardas que trabalham mais perto da pessoa infetada já não está a trabalhar, tendo ficado em quarentena.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub