Freguesia de Santa Bárbara de Nexe comemora 1º de Maio online com acordeões e guitarras

Três acordeonistas e dois guitarristas, com voz à mistura, dão concerto online


Os acordeonistas Nelson Conceição, Pedro Ramos, Inês Faria, o guitarrista Tiago Valentim e ainda João Tiago Neto, da antiga banda farense NOME, são os cinco artistas da freguesia de Santa Bárbara de Nexe que vão dar um concerto online, a 1 de Maio, a partir das 16h00, para assinalar o Dia do Trabalhador.

«Embora de forma online, e à semelhança das comemorações do 25 de Abril, não quisemos deixar de assinalar mais esta importante efeméride, pela primeira vez festejada em casa», salientam a Junta de Freguesia e a Associação Valoriz’arte, que ali tem sede, e que se uniram para organizar estes festejos diferentes.

«Num evento que, pela sua diversidade e qualidade artística, poderá ser considerado um Festival de Maio, a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe mantém a sua natural proatividade e o seu apoio à comunidade artística local, regional e nacional, assim como à comunidade nexense e global, através deste meio de comunicação digital, com apoio à produção e comunicação pela Associação Valoriz’arte, nas pessoas de Mauro Amaral, Sara Gama e Fernando Brazão Gonçalves, e gestão de transmissão de Luís Mendes (Dirty Sock/Algarve ao Vivo)», explicam os organizadores

O concerto, cuja transmissão será feita em direto, a partir das 16h00, no Facebook da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, começa com Nelson Conceição, natural de Bordeira, uma localidade pródiga em grandes acordeonistas.

Este músico tem tido um percurso inspirado e dinâmico desde a sua infância até ao presente, abraçando uma notória diversidade de géneros que permite uma simbiose entre antepassados e contemporâneos através da exploração de relações entre fado e tango, corridinho e música erudita, ou ainda tradições/charolas e jazz manouche/gipsy como se pode escutar no seu mais recente disco “Descobrindo-me”.

O concerto apresenta ainda o jovem acordeonista Pedro Ramos, também oriundo de Bordeira, que começou aos 7 anos a aprender acordeão com o professor Nelson Conceição.

Pedro já participou em diversos festivais, galas e concursos nacionais e internacionais com alguns prémios alcançados. Tem vindo a participar em vários projetos musicais como a “Charola Juvenil Bordeirense”, “O Acordeão pelas mãos dos jovens” e “Folegarve”.

Presente estará também a jovem acordeonista Inês Faria, que começou há seis anos como aluna do professor Nelson Conceição. No próximo dia 1 de maio, dará a ouvir músicas oriundas de sua terra, Bordeira.

A acordeonista já concorreu e participou em inúmeros concursos, galas e festivais, nos quais obteve alguns prémios. Tem vindo a fazer parte de muitos projetos musicais, tais como ” O Acordeão pelas mãos dos jovens”, ” Charola Juvenil Bordeirense” e “Folegarve”.
Outro artista convidado é Tiago Valentim, que é licenciado em Música e violista de Fado. Trabalhou em grupo e a solo em áreas musicais distintas como a música medieval, Rock, MPB, o Tango Novo e o Jazz.

Filho de músicos, é autodidata em vários instrumentos. Neste pequeno concerto, apresenta arranjos de música de José Mário Branco, Fausto ou Deolinda, para voz e guitarra.

«Em momentos de introspeção as recordações vêm-nos à memória», e foi nesse sentido que a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe se lembrou de fazer o convite a João Tiago Neto. «em Nome próprio» é o título para uma pequena atuação de guitarra e voz, onde se irá ouvir alguns dos melhores temas da antiga banda farense NOME.

O concerto de 1º de Maio online termina com uma mensagem de encerramento.

 

 

TRANSMISSÃO EM | https://www.facebook.com/freguesia.nexe/

APOIO | Município de Faro, Direção Regional de Cultura do Algarve
APOIO À PRODUÇÃO | Associação Valoriz’arte
PARCEIROS MEDIA | RUA FM – Rádio Universitária do Algarve, Sul Informação e Algarve Informativo

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub