Foram feitos 40 mil testes à Covid-19 em Portugal só na semana passada

Desde 1 de Março, foram realizados 69 mil testes

Foram realizados cerca de 40 mil testes para diagnóstico de Covid-19 em Portugal só na passada semana, revelou António Sales, o secretário de Estado da Saúde, na habitual conferência de imprensa de balanço da evolução da epidemia de Covid-19.

O membro do Governo assegurou que se estão atualmente a fazer muito mais testes do que nas semanas anteriores.

«Processámos mais de 69 mil amostras desde 1 de Março. Só na semana passada, foram processadas quase 40 mil amostras de segunda-feira a domingo, o que representa mais do dobro relativamente à semana que a antecedeu».

«Porém, da mesma maneira que não é comportável ficarmos todos doentes ao mesmo tempo, também não se pode esperar que todas as pessoas com critério clínico sejam testadas no mesmo dia e ao mesmo tempo», acrescentou António Sales.

Sobre a eficácia das medidas tomadas, o  secretário de Estado da Saúde afirma que «ainda é cedo para avaliar a tendência. O grau de incerteza é grande, mas não podemos deixar de assinalar que nos últimos dias tem havido um abrandamento da tendência, sem que isso possa servir para retirar conclusões», disse.

O Governo não irá, por isso, abrandar as medidas. «Temos de confiar que foram bem tomadas, no tempo certo e provavelmente alguns desses números estão a dizer-nos isso», acredita.

Temos uma capacidade instalada de 1142 ventiladores, 425 em unidades de cuidados intensivos e 480 em blocos operatórios, e uma capacidade expansão de 134 ventiladores.
«Pretendemos duplicar a nossa capacidade de ventilação em Portugal. Temos que estar sempre preparados para o pior e esperar o melhor», disse António Sales.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub