Faro ganha rotunda e novo ponto de atração turística de uma vez só

Nova rotunda da Calouste Gulbenkian tem referência ao quilómetro 738, o último da EN2

A nova rotunda do cruzamento entre a Avenida Calouste Gulbenkian e a Rua do Alportel, em Faro, já foi concluída. Mais do que uma obra para melhoria da circulação automóvel, esta intervenção também serviu para criar um novo ponto de atração e visibilidade ligado à EN2.

No centro da rotunda, está inscrito o número 738, relativo ao número de quilómetros que separam Chaves de Faro, as duas extremidades da EN2. A nova rotunda passou, desta forma, a assinalar o fim desta icónica estrada.

Este número está inscrito na própria rotunda, «uma estrutura semi elevada, com dez metros de diâmetro», feita em calçada portuguesa. «Ao centro da rotunda, foi ainda recolocado o marco original da EN2, que, ao longo dos últimos anos, se tornou um símbolo para os viajantes que completam este mítico percurso que já é também um produto turístico», segundo a Câmara de Faro.

No que toca à sua função primordial, a rotunda «vai contribuir para a melhoria significativa da circulação automóvel numa zona nevrálgica da cidade de Faro», já que permitiu retirar os semáforos antes existentes neste cruzamento.

A obra, que custou cerca de 230 mil euros, «contemplou ainda intervenções a nível de pavimentos, sinalização, infraestruturas de iluminação pública e telefónicas».

Comentários

pub