Faro destina 916 mil euros para apoiar o associativismo em tempo de Covid-19

Município quer ajudar a estimular o movimento associativo durante a crise de Covid-19

O Município de Faro vai reforçar o apoio ao Programa Municipal de Apoio ao Associativismo com cerca de 916 mil euros, anunciou hoje a autarquia em nota enviada às redações.

A Câmara de Faro diz entender que «nesta altura, a crise provocada pela pandemia já deixou marcas severas no movimento associativo farense, composto por forças vivas determinantes para o desenvolvimento social, cultural, desportivo e juvenil e que se encontram agora paralisadas, como clubes e associações que enfrentam uma paragem quase total das suas atividades e uma quebra brutal das respetivas fontes de rendimento».

Nesse sentido, o Município pretende, com este apoio suplementar, «ajudar a estimular o movimento associativo, contribuindo para que estas instituições possam continuar a desenvolver as várias atividades, nas mais variadas áreas, e a dinamizar de forma fundamental a cidade e o concelho, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e desportivo das várias gerações de munícipes farenses».

«Neste momento crucial, todos devem assumir as suas responsabilidades, pois só com muito trabalho e unidade poderemos ultrapassar as dificuldades desta crise sem precedentes. É necessário congregar esforços para defender a economia e a vida das nossas famílias e esse trabalho é de todos”, considera Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.

«Neste momento, a Câmara assume também as suas responsabilidades, investindo nesta crise mais de 6,5 milhões de euros, o que corresponde a quase 13 por cento do nosso orçamento», conclui o autarca.

Esta iniciativa está incluída num novo conjunto de medidas da autarquia para fazer face aos efeitos da crise pandémica, após um primeiro lote de 31 medidas apresentadas no âmbito do programa #FaroConsigo, e que pretende ir «ao encontro das necessidades excecionais dos munícipes, empresas e associações».

Comentários

pub