Entidades do Algarve têm apoio para a inclusão nos serviços sociais e de saúde

Candidaturas a Fundos da União Europeia abertas até dia 11 de Junho

Entidades do Algarve que queiram garantir apoios para realização de ações de sensibilização e informação de suporte às reformas nos serviços sociais e de saúde, tendo em vista a inclusão, podem apresentar candidaturas a fundos do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, ao abrigo de um concurso aberto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

As candidaturas no âmbito deste aviso, cofinanciado em 80% pelo Fundo Social Europeu, podem ser feitas até ao dia 11 de Junho. Toda a informação pode ser obtida na página do CRESC Algarve 2020.

Esta iniciativa, cuja dotação total ascende aos 575 mil euros, tem como principal objetivo promover a inclusão social e destina-se a apoiar «pessoas coletivas de direito privado sem fins lucrativos ou as pessoas coletivas de direito público pertencentes à administração central, incluindo institutos públicos, e à administração local».

 




 

São elegíveis «ações de formação e/ou informação junto de utentes dos serviços sociais e de saúde para os habilitar à mobilização de respostas inovadoras nesse domínio, com recurso às TIC, nomeadamente no domínio da teleassistência e telemedicina», segundo a CCDR Algarve.

Também podem ser candidatadas «ações de sensibilização e/ou informação para a prevenção de comportamentos de risco que limitem as necessidades de recurso a estes serviços, em particular os de saúde, nomeadamente em ambiente escolar nas temáticas sobre higiene oral ou sobre nutrição e integradas no Plano Nacional de Ética no Desporto», bem como «a promoção de campanhas de sensibilização e informação sobre a temática dos comportamentos aditivos, dependências e problemáticas associadas, de forma a contrariar preconceitos e estereótipos e inverter as crenças e a perceção negativa em torno deste grupo, de forma a favorecer a igualdade de oportunidades e a integração social».

Comentários

pub