Ensino à distância e teletrabalho avançam na Universidade do Algarve graças a upgrade da FCCN

Foram disponibilizados numa segunda fase, através do Microsoft Teams, espaços de colaboração

A Universidade do Algarve (UAlg) beneficiou recentemente de um aumento da largura de banda disponível no acesso à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), passando de 1Gbps (gigabits por segundo) para 10 Gbps. Este upgrade foi realizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

Este aumento de gigabits permitiu que a UAlg cumprisse, desde o primeiro momento, as diretrizes da Direção Geral de Saúde e do Governo Português, passando, desde o dia 16 de março, a funcionar na sua quase globalidade em regime de teletrabalho.

Para tal, «muito contribuiu o investimento feito em novas tecnologias no passado recente, permitindo uma maior flexibilidade e mobilidade para todos os membros da Academia algarvia», explica a Universidade, em nota de imprensa.

«Quando se percecionou que o único caminho possível para assegurar o funcionamento da Instituição seria através do teletrabalho, os Serviços de Informática da UAlg puseram em prática um plano para estender o acesso dos recursos informáticos à casa de cada estudante, docente e funcionário», acrescenta a nota.

Joel Guerreiro, diretor dos Serviços de Informática, explica que «num primeiro momento, foi organizado o serviço de suporte para que, preferencialmente de forma remota, se apoiasse a configuração dos postos de trabalho que iriam ser utilizados».

«Foi disponibilizado o acesso por VPN (virtual private network) à Instituição e configurado o sistema de comunicações de voz, permitindo a qualquer pessoa, em teletrabalho, receber e realizar chamadas telefónicas através dos números de contacto internos e externos da UAlg», acrescenta.

 




 

«Numa altura em que o isolamento social é essencial, a colaboração entre todos os membros da Comunidade Académica necessita de ser feita de uma forma ainda mais eficiente», salienta ainda a universidade.

Para tal, foram disponibilizados numa segunda fase, através do Microsoft Teams, espaços de colaboração, organizados para os mais diversos serviços, grupos de trabalho, centros de investigação e para a totalidade de unidades curriculares em funcionamento.

Para facilitar o trabalho dos docentes, na interação diária com os seus alunos, os Serviços de Informática integraram no Microsoft Teams a plataforma Moodle (sistema de tutoria eletrónica) e a aplicação Zoom (aplicação de videoconferência), disponibilizando assim uma solução integrada para o ensino a distância.

Ainda no âmbito do ensino a distância, a UAlg tem também disponíveis ferramentas para a realização de testes, em modo seguro, na sua plataforma de tutoria eletrónica, permitindo a normal realização das provas de avaliação.

Com um forte investimento na área da virtualização foi também disponibilizado, a partir de casa, o acesso a salas de aula de informática virtuais a todos os docentes e estudantes.

Para potenciar ao máximo a utilização deste vasto leque de soluções, foi criado na intranet da UAlg um espaço que canaliza os utilizadores para as diversas ferramentas, e foram disponibilizados manuais e vídeos explicativos direcionados ao utilizador.

Esta estratégia foi reforçada com formações internas a distância, realizadas pelos Serviços de Informática.

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