Diretores e professores vão ter formação para ensino digital

3º período recomeça esta terça-feira, 14 de Abril

A Direção-Geral da Educação vai lançar uma formação sobre o ensino através de meios digitais dirigida a diretores escolares e professores, para apoiar as escolas no desenvolvimento do ensino à distância, anunciou hoje a tutela.

A primeira edição da Formação para a Docência Digital e em Rede, desenvolvida em colaboração com a Universidade Aberta, arranca esta quarta-feira, 15 de Abil, e dura cerca de três semanas, até 5 de Maio.

Em comunicado, a tutela explica que esta formação, dirigida a diretores escolares e extensível a mais dois professores por instituição, vai permitir «desenvolver as melhores estratégias de acompanhamento dos alunos, começando pelos diretores e equipas» no contexto do ensino à distância que vai marcar, para a maioria dos alunos e professores, todo o terceiro período.

As aulas recomeçam na terça-feira, mas não presencialmente, à semelhança daquilo que aconteceu durante as duas últimas semanas do segundo-período.

A transição e a adaptação ao ensino à distância representou um desafio para muitos docentes e o objetivo da iniciativa hoje anunciada pelo Ministério da Educação é «aprofundar as melhores metodologias de ensino e aprendizagem inerentes ao ensino a distância»

A formação assíncrona, em que já estão inscritos cerca de 750 agrupamentos de escolas, tem um total de 25 horas e vai abordar temas como a educação e comunicação online, métodos pedagógicos virtuais, plataformas e tecnologias digitais online e atividades de aprendizagem e avaliação online.

Apesar de a primeira edição se destinar sobretudo a diretores escolares, a tutela pretende alargar o curso a todos os

Os alunos do 1º ao 10º ano de escolaridade não vão regressar às escolas até ao final do ano letivo e as aulas presenciais dos alunos dos 11º e 12º ano continuam, para já, suspensas, devido à pandemia da Covid-19.

Comentários

pub