Dia Aberto do LAC este ano é Dia Fechado (em casa)

19 artistas e coletivos residentes apresentam-se nas plataformas digitais do LAC, no Facebook e Instagram

Um Dia Aberto que afinal é Fechado e, se calhar, mais Aberto do que nunca. Percebeu? Pois esta é a proposta do LAC – Laboratório Actividades Criativas para o fim de semana de 2 e 3 de Maio: em vez do habitual Dia Aberto, haverá um LAC – Dia Fechado (em casa), com programação em exclusivo nas plataformas Facebook e Instagram.

O LAC «foi obrigado, por força das circunstâncias atuais, a encerrar os seus espaços e suspender e adiar toda a programação em curso. Numa primeira fase, ficámos como que em “estado suspenso”», explicou Nuno Pereira, dirigente da associação.

Depois, «assim como muitas outras estruturas, sentimos a necessidade de aproveitar a vivência destes tempos, sobretudo do que de positivo nos pode trazer – uma outra (ou mais) liberdade de ação associada a duas grandes necessidades: uma, a de encontrar outras experiências imaginativas de programação e produção, de modo a continuar a criar oportunidades para criadores, artistas, agentes culturais e equipes técnicas envolvidas que fazem acontecer os eventos, e por outro lado, a de retribuir os manifestos de apoio vindo por parte do público que nos segue, instituições e inúmeras parcerias que construímos ao longo da nossa existência».

Foi neste contexto que foi lançado o «repto colaborativo» aos cerca de 35 artistas que integram os 19 projetos individuais e coletivos em residência artística no LAC, «com o objetivo de explorar outros formatos de um evento que nos acompanha regularmente desde há muito: o LAC – Dia Aberto».

Trata-se de um evento que, todos os anos, dá a conhecer ao público em geral e à cidade de Lagos em particular, o resultado dos trabalhos criados ao longo de um ano em residência, bem como a dinâmica da Associação.

O LAC – Dia Fechado (Em Casa) irá ser apresentado nos dias 2 e 3 de Maio, em exclusivo nas plataformas digitais Facebook e Instagram do LAC.

«Assim e dadas as circunstâncias actuais e com um espírito de positividade, convidamos todos, de um modo geral, nesta fase de confinamento, a conhecer de perto o “work in progress” dos criadores e artistas, os novos projetos que estão a ser desenvolvidos e os novos processos e formas de trabalho que tivemos que (re)inventar», desafia Nuno Pereira.

Uma iniciativa que ganha ainda mais sentido se se recordar que o espaço que acolhe fisicamente o LAC era a antiga cadeia de Lagos e que os artistas residentes ainda hoje usam as antigas celas, com barras nas janelas, como estúdios de criação.

Serão dois dias de intensa atividade apresentada nas plataformas digitais do LAC, com imagens, vídeos e diretos (mapeados) dos artistas em residência:

A Pedro Correia – Artes Visuais
Annika von Schuetz
– Artes Visuais
Carlos Norton – Sonoplastia
Cursed Disciples – Música
Joao Costa – Teatro de Marionetas
Jorge Pereira Nothanks – Artes Visuais
LAPTE & MIERE – Música (Convidados)
Lollirockers Djs – Música
Madalena de Campos – Artes Visuais
Millie Wilkins – Artes Visuais
Plasticine – Música
Prayers Of Sanity – Música
Raymond Dumas – Escultura
Ricardo Lopes – Cerâmica
RoMP (Rita Pereira) – Escultura
Staccato Limão – Música
Sonda – Música
Tars8two – Artes Visuais
VIL – Música
Xana – Artes Visuais

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

Comentários

pub