Criminalidade caiu para metade desde que começou a pandemia

Dados são do relatório do segundo período do Estado de Emergência

A criminalidade caiu para metade desde que começou a pandemia da Covid-19, sendo o furto por carteiristas um dos crimes que mais desceu, enquanto a burla com fraude bancária o que mais cresceu, segundo um relatório do Governo.

O relatório do segundo período do Estado de Emergência e entregue na Assembleia da República indica que a PSP registou 7.852 crimes entre 13 de Março e 17 de Abril, menos 50% do que em igual período de 2019, quando ocorreram 17.458.

Os dados mostram também que as detenções feitas pela Polícia de Segurança Pública baixaram 60,4% no mesmo período, passando das 2.780 em 2019 para as 1.104 este ano.

O período de 13 de Março a 17 de Abril corresponde à data em que foi declarada a situação de alerta por causa da Covid-19 até ao fim do segundo período do Estado de Emergência.

O relatório, assinado pelo ministro da Administração Interna, refere que os crimes que mais desceram durante aquele período, segundo a PSP, foram o furto por carteirista (-91,9%), condução por excesso de álcool (-82,9%), ofensas à integridade física voluntária simples (-67,2%), furto em veículo motorizado (-58%) e furto de oportunidade (-82,5%).

Por seu lado, os crimes que mais subiram na área da PSP, que atua nos centros urbanos, foram a desobediência (94,3%), burla com fraude bancária (67,6%), outros roubos (114,3%) e resistência e coação sobre funcionário (12,8%).

No relatório, no qual o Governo dá conta de forma pormenorizada das medidas adotadas durante o Estado de Emergência, a PSP refere que «há um interesse redobrado no acompanhamento de alguns crimes em concreto», designadamente a violência doméstica e a burla.

Segundo a PSP, foram registados, entre 13 de Março e 17 de Abril, 1.105 crimes de violência doméstica, menos 34,7% em relação ao mesmo período do ano passando, quando foram feitas 1.692 denúncias.

Também o número de detidos por violência doméstica desceu, registando-se menos 27, passando dos 88 para os 61.

A PSP refere que nos crimes contra o património em geral, que integra as burlas, constata-se uma diminuição de 16%, salientando que ocorreu um «incremento substancial das burlas com fraude bancária» e um ligeiro acréscimo do número de denúncias de burla informática e nas comunicações.

No relatório, a GNR refere que se registou, durante o período de emergência, um aumento de burlas, furtos e roubos, mas não especifica.

Durante as reuniões da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, a GNR chamou atenção para as dificuldades na comunicação das listas disponibilizadas pelas autoridades de saúde de pessoas sujeitas a confinamento domiciliário obrigatório, referindo que «não foram recebidas todas as listas».

Também a PSP indica que «44,5% das identificações constantes nas listagens estão incompletas, inibindo-se assim a prossecução das medidas de vigilância ativas».

Compete à PSP e à GNR fiscalizar as pessoas que estão em confinamento domiciliário obrigatório, recorrendo em crime de desobediência se saírem à rua.

O relatório sobre a aplicação do segundo período do estado de emergência, entre 3 e 17 de Abril, devido à pandemia da Covid-19, vai ser discutido na Assembleia da República na quinta-feira.

Comentários

pub