Covid-19: Portugal realizou 110 mil testes de diagnóstico desde 1 de Março

Números foram revelados em conferência de imprensa por António Lacerda Sales

Portugal realizou 110 mil testes de diagnóstico à Covid-19 desde 1 de Março, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde.

“Nesta fase decisiva coletiva na luta contra o vírus importa salientar que Portugal continua a aumentar o número de testes efetuados. Desde o dia 1 de Março foram realizados 110 mil testes de diagnóstico”, disse António Sales na conferência de imprensa diária para atualização de informação sobre a pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

O secretário de Estado frisou que a capacidade instalada para o diagnóstico é de 11 mil testes por dia, sendo sete mil no setor público e quatro mil no privado.

Segundo António Sales, do total de testes 54% foram realizadas nos laboratórios públicos e 46% nos privados.

“Importante ainda dizer que Portugal tem uma testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes o que está em linha e, em alguns casos, acima de países como a Suécia e Dinamarca e não muito longe da Itália”, vincou.

O secretário de Estado assegurou também “alguma estabilidade nas compras” de material e na previsão de entrega de encomendas.

De acordo com o governante, durante esta semana chegam a Portugal 500 ventiladores e, na próxima, outros 500.

Das doações feitas por vários organismos, António Sales referiu que estão a ser entregues 144 ventiladores a hospitais de todo o país e de acordo com as necessidades.

“Este equipamento [ventilador] é crucial numa altura que aumenta o número de doentes em unidade de cuidados intensivos”, sustentou.

O secretário de Estado disse ainda que, a partir de hoje, qualquer pessoa pode voluntariar-se para ajudar nos lares e instituições que trabalham com idosos.

Comentários

pub