Covid-19: Monchique cria linha gratuita de apoio psicossocial

Linha destina-se a toda a população

Uma linha gratuita de apoio psicossocial, destinada às famílias, idosos e pessoas isoladas de Monchique, foi lançada hoje pela Câmara Municipal.

Os interessados podem aceder a este serviço ligando para o número 800 500 344 ou através do email [email protected].

Esta linha «será um instrumento importante no fortalecimento da perceção de suporte social por parte da comunidade de Monchique, contribuindo assim para uma maior resiliência face à situação atual» e visa garantir que há «uma voz amiga e um apoio a todos os que se encontram mais isolados ou se sintam mais sozinhos ou vulneráveis».

Segundo a Câmara de Monchique, um dos principais objetivos deste novo serviço é «prestar apoio psicossocial a indivíduos e famílias, a fim de minimizar o impacto negativo do atual problema de saúde pública na vivência diária, facilitando informação e uma sensação psicológica de segurança».

Por outro lado, pretende-se «informar as famílias sobre os apoios e recursos disponíveis no concelho, promovendo a sua conexão à rede de suporte social».

«Neste âmbito, a linha de apoio psicossocial constitui-se como uma ferramenta que contribui para combater as vulnerabilidades associadas ao isolamento social, bem como para facilitar a mobilização de estratégias pessoais que previnam ou minimizem as reações agudas de stress expectáveis neste tipo de contexto de incerteza e medo, através da literacia para a saúde», resumiu a autarquia.

Esta linha resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Monchique e a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, «que já dá corpo, há largos anos, ao Centro de Apoio à Família e à Comunidade de Monchique».

As crianças apoiadas por este projeto, «continuam nesta altura a ser acompanhadas no seu domicílio, quer através da via telefónica, quer pela internet».

A equipa da nova linha de apoio é constituída por psicólogos e por outros técnicos com formação especializada  e «poderá igualmente ser utilizada para disseminar informação e esclarecer a população sobre questões relacionadas com emprego, saúde, assim como outros apoios existentes, quer no concelho, quer por iniciativa do Governo ou outras entidades».

Comentários

pub