Covid-19: Algarve tem taxa de letalidade superior à média nacional

Graça Freitas admite estabilidade da curva epidemiológica

O Algarve e a região Centro do país têm uma taxa de letalidade por Covid-19 superior à média nacional, revelou Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, na conferência de imprensa diária de balanço da pandemia do novo coronavírus.

A responsável explicou que «a taxa de letalidade na zona Norte é sobreponível à do país, a da zona Centro é superior e, de acordo com dados de hoje, cifra-se nos 5,1%. Já em Lisboa é inferior à taxa nacional e, no Algarve, é superior».

Segundo Graça Freitas, agora, é necessário «perceber como é que a demografia altera esta taxa», nomeadamente a densidade populacional ou a existência de lares de idosos.

A diretora-geral da Saúde relçou que, nos últimos dias, o país tem tido uma «estabilidade» da curva epidemiológica, mas esse não «é um dado garantido», uma vez que se «abrandarmos as medidas que estão a permitir a estabilidade da curva podemos ter novo pico», alertou a responsável.

Outra das questões abordadas por Graça Freitas foi a imunidade da população, que só pode ser avaliada através de inquéritos sorológicos, «o que implica tirar sangue a uma grande quantidade de pessoas para medir os anticorpos. Para isso, tem de haver metodologias bem firmes».

Graça Freitas considera que ainda é «prematuro» avançar com os testes serológicos, porque só agora começa a ver recuperados em número relevante no país.

«Temos de aguardar o que a ciência nos vai dizer nos próximos dias, ou meses», concluiu.

Comentários

pub