Costureiras das marchas populares de Bordeira fazem batas para o hospital de Faro

Objetivo é fazer 250 batas

Seis senhoras de Bordeira (Faro), que costumavam, por estes dias, estar a costurar os fatos das marchas populares da Sociedade Recreativa Bordeirense, estão a dedicar-se, este ano, a fazer algo bem diferente: batas para os profissionais de saúde do Hospital de Faro.

Eva Mendonça, presidente da Sociedade Recreativa Bordeirense, contou ao Sul Informação que a ideia surgiu quando viram que «uma marcha de Setúbal tinha tido a iniciativa de produzir batas para os hospitais. E decidimos que, com os nossos meios, poderíamos fazer o mesmo e então oferecemo-nos para isso».

«Vimos no Facebook uma senhora a vender o tecido próprio para as batas e comprámos 250 metros. A Vânia, uma enfermeira da terra que é membro da direção da Sociedade, trouxe-nos os moldes do hospital e pusemos mãos à obra», acrescentou.

E foi assim que as seis costureiras – Manuela Mendonça, Maria Anselmo Mendes, Leonor Coelho, Isabel Sousa, Teresa Moleiro e Maria Afonso – trocaram os trajes brilhantes das marchas pelas formas mais simples das batas.

Com esses 250 metros de tecido pretendem fazer «cerca de 250 batas». Eva Mendonça revela que «já fizemos 35, das quais 15 já foram entregues ao hospital de Faro e estão em uso».

As batas, depois de feitas, foram levadas para o hospital pela enfermeira Vânia Bexiga e a reação dos profissionais de saúde tem sido de contentamento: «Servem muito bem, estão todos muito contentes com as nossas batas».

Ou seja, do lugar de Bordeira (que ninguém diga que é uma aldeia), surge mais um gesto de solidariedade para com os médicos, enfermeiros e demais trabalhadores do principal hospital do Algarve, nestes tempos de pandemia de Covid-19.

 

Pessoas envolvidas: 

Costureiras:
Manuela Mendonça
Maria Anselmo Mendes
Leonor Coelho
Isabel Sousa50 batas
Teresa Moleiro
Maria Afonso

Ajudante:
Paula Faria
Eva Mendonça

Enfermeira:
Vânia Bexiga

 

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 




 

 

Comentários

pub