Cocaína no valor de 4 milhões de euros apreendida no Porto de Sines

Droga estava acondicionada dentro de quatro sacos de desporto escondidos entre a carga legítima do contentor

Mais de 100 quilogramas de cocaína foram apreendidos no Porto de Sines, durante uma operação de controlo a um contentor proveniente da América do Sul, anunciou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

A droga estava acondicionada dentro de quatro sacos de desporto escondidos entre a carga legítima do contentor, acrescenta a AT em comunicado.

A cocaína teria um valor de mercado de cerca de quatro milhões de euros, tendo sido entregue à Policia Judiciária.

A droga foi detetada durante «um controlo não intrusivo de um contentor», que tinha sido selecionado «no âmbito de critérios de análise de risco locais». O contentor foi « abusivamente utilizado» para introduzir a cocaína na Europa, estando a «aguardar o momento certo para ser dali retirado e introduzido ilegalmente na União Europeia».

No seu comunicado, a AT explica que as competências de controlo e fiscalização da fronteira externa da UE que lhe estão atribuídas são exercidas em «qualquer circunstância 24 horas por dia», mesmo na atual situação de estado de emergência.

Esta técnica tem vindo a ser muito utilizada pelos narcotraficantes noutros portos internacionais. «Pelas suas características, revela-se de difícil deteção, por ser especialmente concebida para iludir as habituais técnicas de análise e avaliação do risco utilizadas pelas diversas Autoridades Aduaneiras mundiais», diz ainda a AT.

 

 




 

 

Comentários

pub