Centro de triagem à Covid-19 de Albufeira já está a funcionar

Testes são feitos por um laboratório privado

Albufeira já tem um centro de triagem à Covid-19 a trabalhar todos os dias, junto ao Centro de Saúde local.

A ADC – Área Dedicada à Covid de Albufeira está a funcionar nos dias úteis, entre as 8h00 e as 20h00, e ao fim de semana, entre as 9h00 e as 18h00, em instalações que já existiam e pertencem ao Centro de Saúde do concelho.

A sua instalação resultou de uma colaboração entre a ARS Algarve, a Câmara albufeirense e os laboratórios AquaLab, onde são feitos os testes às amostras recolhidas.

Para que esta resposta ficasse operacional, o município «não poupou esforços», assegurou a Câmara de Albufeira.

A autarquia «removeu os materiais lá existentes, procedeu à limpeza e desinfeção do espaço, equipou os espaços com acrílicos de proteção e tratou de fazer arranjos exteriores, como a aplicação de relva sintética, tratamento de jardim e ainda esta semana colocará um tapete antiderrapante na área de acesso. A par disso, o Município procedeu ao aluguer de três contentores destinados a sanitários com chuveiro».

Um desses contentores com chuveiro «é para apoio ao Serviço de Urgências do Centro de Saúde, com o qual o Município esta a colaborar no dia a dia».

 

 

Desde o início da pandemia, o Município dotou o Centro de Saúde «com uma máquina de lavar e secar roupa, acrílicos de proteção», além de ter dotado os seus profissionais com equipamentos de proteção individual e «batas descartáveis confecionadas em Albufeira».

«Desde sempre estivemos em articulação com forças de segurança e de saúde do nosso Concelho. Assim que a pandemia despoletou, mostrámos toda a nossa disponibilidade para apoiar no que fosse necessário», assegurou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

O autarca frisou, ainda, que a autarquia não tem «limites para apoiar na área da Saúde, da mesma forma que temos atuado em várias frentes. Não há limites de verbas nem de trabalho para garantir a saúde pública e o bem estar dos meus munícipes».

Comentários

pub