Centro de colheita Covid-19 abre no Portimão Arena «na sexta-feira»

Em Portimão, além do futuro centro drive-thru do Portimão Arena, há ainda um segundo centro de rastreio

O novo centro de rastreio à Covid-19 criado junto ao Portimão Arena, nesta cidade, vai abrir «em princípio na próxima sexta-feira», revelou ao Sul Informação a presidente da Câmara Isilda Gomes.

O centro, que era para ser operacionalizado pelo Algarve Biomedical Center (ABC), à semelhança do que está já em funcionamento no Estádio Algarve, vai ser posto a funcionar pelo laboratório Aqualab, uma empresa convencionada.

Esta quarta-feira, dia 1, durante a visita que dois ministros – Ana Mendes Godinho, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Manuel Heitor, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – e uma secretária de Estado – Jamila Madeira, Adjunta e da Saúde – fizeram ao Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, em Faro, o Sul Informação quis saber qual a razão do atraso na abertura da estrutura, cujas tendas estão montadas há uma semana, a expensas da Câmara Municipal de Portimão.

Jamila Madeira respondeu apenas que, «havendo as condições para que esse equipamento seja útil numa lógica de saúde pública, faz todo o sentido que funcione».

E então quando abre? E porque não está já a funcionar?, quis saber o nosso jornal. Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde, respondeu que «não há uma data para abrir, mas será em breve. Isso tem de ser articulado com o laboratório convencionado».

Quanto ao facto de este centro de colheita, afinal, já não estar sob a alçada do ABC, Paulo Morgado explicou que este organismo, que resulta de um consórcio entre o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve, «dirigiu toda a sua capacidade para o projeto da despistagem de Covid-19 nos lares de idosos».

Em Portimão, além do centro drive-thru do Portimão Arena (onde as pessoas que são casos suspeitos da doença fazem o exame sem sequer sair da sua viatura), há ainda um segundo centro de rastreio, operacionalizado por outra empresa convencionada, ligada ao mesmo grupo do Aqualab.

Em qualquer dos casos, as pessoas só podem dirigir-se a estes locais se lhes for prescrito um teste à Covid-19 pela ADC-Comunidade, que funciona no Centro de Saúde de Portimão, ou pela SNS 24. A marcação prévia dos testes é obrigatória.

A Administração Regional de Saúde do Algarve abriu no dia 26 de Março três Áreas Dedicadas à Covid-19 (ADC-Comunidade), nos Centros de Saúde de Portimão, de Olhão e de Tavira. São destinadas «apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo SARS-CoV-2, por equipas constituídas por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza», explicou a ARS.

No mesmo dia, foi determinada a criação de uma rede de 13 Postos de Colheita Covid-19 convencionados, distribuídos pelo Algarve e que servirão para efetuar os testes prescritos nas ADC-Comunidade/Centros de Saúde e através do SNS24. Dois desses postos situam-se em Portimão.

Comentários

pub