Celebrações do Dia do Pescador canceladas em Quarteira

Organização considera que concentração de público poderia criar um foco de propagação de Covid-19

As celebrações do Dia do Pescador, que se assinala a 31 de Maio, foram canceladas em Quarteira, anunciou a Câmara de Loulé. A Festa dos Petiscos do Pescador, iniciativa associada à data, que estava agendada para os dias 29, 30 e 31, também não se vai realizar.

Segundo a autarquia louletana, «cientes do elevado número de pessoas que participam em ambos os momentos, as entidades envolvidas nesta organização acreditam que só com o cancelamento do programa será possível evitar a concentração de público, o que poderia criar foco de propagação de Covid-19 e assim pôr em risco a saúde pública.

A Câmara de Loulé diz que esta «é mais uma medida que nasce da necessidade de criar ações que permitam manter a contenção da propagação do novo coronavírus, numa altura em que o país irá começar a sair aos poucos do confinamento».

As celebrações do Dia do Pescador, em Quarteira, resultam de uma parceria entre a Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira, e contam, todos os anos, com um espaço gastronómico na Praça do Mar onde os visitantes podem apreciar algumas iguarias confecionadas e assistir a espetáculos musicais.

O momento alto do programa acontece na praia, onde tem lugar a tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, em que a população é convidada a participar no “puxar da rede”.

 



Comentários

pub