Cão algarvio é vice-campeão de Portugal em pistagem, obediência e proteção canina

Modalidade de desporto canino testa de forma exigente cães e os seus condutores em três disciplinas: pistagem, obediência e proteção

João Paulino e o seu boxer Echo von der Konigswiese, sagraram-se vice-campeões de Portugal de IGP (disciplinas de pistagem, obediência e proteção canina), numa prova que decorreu em finais de Fevereiro, em Loulé.

Em 20 anos, esta é a primeira vez que um cão da raça Boxer participa nesta complexa competição, ficando automaticamente apurado para representar Portugal no Campeonato do Mundo Inter-Raças da Fédération Cynologique Internationale (FCI) a realizar em Setembro, na Holanda.
«Trabalhámos muito nos últimos quatro anos para conseguir este resultado», revela João Paulino, vice-campeão nacional de IGP em conjunto com o seu boxer Echo von der Konigswiese, e responsável pela escola de treino canino algarvia Iron Dog Algarve, em Quarteira.

«Ser vice-campeão nacional, em 2020, com um cão desta raça, tendo superado as prestações de outros exemplares das raças pastor belga e pastor alemão, é um facto que deve encher de orgulho os algarvios, os amantes da raça, e que, ao mesmo tempo, nos estimula para continuar a melhorar a nossas futuras prestações», revela Paulino.

«Tivemos a oportunidade de acolher o mais importante evento do ano desta modalidade no Algarve e, obviamente, isso também foi uma importante conquista para o desenvolvimento da modalidade na região, o qual temos vindo a tentar fomentar, ano após ano. Foi muito bom competir ao lado dos melhores de Portugal, subirmos ao pódio na nossa região, e celebrar junto dos nossos apoiantes», explica.

 




 

Com este resultado, o binómio fica automaticamente apurado para representar Portugal no Campeonato do Mundo da FCI, a realizar-se de 9 a 13 de Setembro, em Apeldoorn, na Holanda.

Esta será a primeira vez que um cão da raça Boxer representa Portugal num Mundial inter-raças.

Nesta vigésima edição da Taça de Portugal de IGP, organizada pela primeira vez em 20 anos no sul do país, participaram 13 inscritos oriundos de todos os pontos do país, uma das maiores adesões em termos de concorrentes dos últimos anos.

O evento atraiu ainda bastante público, que teve oportunidade de ver a prova de pistagem que se realizou com o apoio da Quinta do Mel, localizada em Olhos de Água, que cedeu vários hectares de campo aberto para a realização desta disciplina.

O público assistiu ainda, no campo número 2 do Estádio Algarve, à realização das provas das disciplinas de Obediência e Proteção.

Esta edição da Taça de Portugal de IGP sagrou como campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, o binómio barcelense constituído Casimiro Costa e o cão de pastor alemão Lobo do Sorribas, com um total de 256 pontos (em 300).

Em 2º lugar, ficou o binómio algarvio com 228 pontos, em 3º lugar Nuno Santos e Butterfly von Spiritus Lusitanus (pastor belga malinois) com 207 pontos, e em 4º lugar Vanessa Cruz com Cloe del Pableras (pastor belga malinois) com 182 pontos.

Esta modalidade de desporto canino testa de forma exigente cães e os seus condutores em três disciplinas: pistagem, obediência e proteção.

Este género de «triatlo canino» tem como intuito testar a estabilidade mental, resistência, coragem, destreza física e mental, a capacidade de discriminação olfativa, vontade de trabalhar, bem como a capacidade e qualidade de treino do cão.

A prova foi organizada pelo Clube Português de Canicultura em colaboração com a escola de treino canino Iron Dog Algarve, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do patrocinador Tibi.

 

Comentários

pub