Bootcamp online da Startup Portimão mostra como Covid-19 pode ser oportunidade

Organização viu nas dificuldades uma maneira de crescer

E se a Covid-19, pondo de lado a tragédia humanitária e de saúde pública, pudesse ser uma oportunidade de negócio? O Bootcamp de Aceleração Online, organizado pela Startup Portimão, começa já no dia 21 de Abril e, além de ser a «primeira iniciativa deste género» em Portugal, vai dar «perspetivas de futuro» sobre a atual pandemia. O evento está a atrair empreendedores de todo o país.

Este Bootcamp, que se vai realizar a 21 e 22 de Abril e 4 e 5 de Maio, já estava «marcado há muito tempo», mas a atual pandemia veio trocar as voltas à organização.

«Ia ser presencial, como os que já aconteceram em anos passados, mas, com toda esta questão, o que fizemos foi adaptar-nos», explica ao Sul Informação Teresa Preta, CEO da empresa Territórios Criativos, um dos parceiros da Startup Portimão, que é uma incubadora de empresas instalada no Autódromo Internacional do Algarve.

Assim, «sugerimos ao município manter o Bootcamp, mas pegando naquilo que está a ser o panorama do empreendedorismo à escala mundial: as pessoas estão a reinventar-se e não a desistir. E decidimos, com base nisto, manter tudo, mas passar para o formato online», acrescenta.

Os temas principais desta iniciativa dirigida a empreendedores mantêm-se: as Smart Cities (área principal dos projetos incubados na Startup Portimão) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas a Covid-19 também entrou aqui na equação.

«Teremos um painel sobre a Covid-19, a 4 de Maio (9h30), mas não vamos falar das questões negativas. Queremos dar perspetivas de futuro, mostrando de que forma podemos ver isto como uma oportunidade», adianta Teresa Preta.

É que, tal como acontece na mente de muitos empreendedores, este Bootcamp também viu nas dificuldades uma maneira de crescer.

«Como será online, estamos a usufruir da vantagem de as empresas poderem participar sem custos de deslocação, por exemplo. Estamos a ter muitas candidaturas do Algarve, mas também de outras regiões, como Alentejo, Lisboa e Porto, e isso é muito engraçado. Até ao momento, temos pelo menos 30 inscritos», explica Teresa Preta.

 

Teresa Preta

 

Com isto, considera a CEO da empresa Territórios Criativos, «a Startup Portimão, que já é conhecida a nível nacional, vai fortalecer a sua posição».

Segundo a Câmara de Portimão, a mentora desta incubadora de empresas, a ideia do Bootcamp, que vai ajudar as empresas a fazer modelos de negócio, é «identificar startups e projetos ligados às áreas da incubadora (as Smart Cities) que, de alguma forma, melhorem a vida de quem vive, trabalha ou visita as cidades».

O objetivo é também que «os empreendedores desenvolvam negócios sustentáveis e “do futuro” – que contribuam para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável».

Os dias 21 e 22 de Abril e 4 de Maio serão, segundo a autarquia, «momentos de virtual networking e talks de temas atuais e úteis ao desenvolvimento e aceleração dos negócios, nomeadamente ao nível das finanças, marketing, abordagem a investidores, mitigação de risco, pitch training, e desafios da Covid-19, entre outros, sendo também abordado o Startup Academy Plan, uma ferramenta visual e intuitiva desenhada pelos Territórios Criativos para o desenvolvimento do plano de negócios».

Para Teresa Preta, «hoje em dia, se queremos desenvolver uma startup, temos de ter em conta os dois temas principais deste Bootcamp: as smart cities e os ODS».

Em todo o Bootcamp, de resto, os oradores serão empresários, investidores e consultores de negócios com «vasta experiência».

No dia 22 de Abril, algumas das talks serão abertas ao público em geral, que poderá acompanhar online as seguintes apresentações: “Startup scaling up and risk mitigation” e “How to approach an investor”, com Paulo Andrez, presidente da Toys R US Iberia Holdings e EBAN – European Business Association Network, “The entrepreneurial track”, com André Abreu, CEO da Sensaway, startup incubada na Startup Portimão, “Finances 4 Startups”, com João Pereira, docente do IPAM e da Porto Business School e diretor na Portugal Ventures e “Marketing 4 Startups”, com Maria Loureiro de Lemos, CEO e co-fundadora da Eat.Drink.Discover.

No dia 5 de Maio, terá lugar uma conferência aberta ao público, com o tema “O futuro das Smart Cities”, que contará com a presença de Cláudia Leitão, ex-secretária de Estado da Economia Criativa do Brasil, Pedro Neves, consultor da UNECE – Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, António Bob Santos, da Agência Nacional de Inovação, e José Maia, fundador da GMT Hospitality.

As candidaturas para empreendedores que querem participar neste Bootcamp devem ser feitas até às 12h00 de 17 Abril, através deste link. Ainda nessa data, às 22h00, serão divulgados os 12 projetos selecionados para participação.

Um dos objetivos da Startup Portimão é, segundo a Câmara de Portimão, «aproximar-se das escolas e das universidades, consideradas players fundamentais na criação de um ecossistema empreendedor. Nesse sentido, o bootcamp contará com a participação de alunos do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, parceiros do programa.

Para Teresa Preta, as expetativas para este evento são «altas».

«Na realidade dos dias de hoje, há empreendedores desmoralizados e a nossa missão também é contrariar isso», concluiu.

Para consultar o programa completo da iniciativa, clique aqui.

Comentários

pub